Uma homenagem ao escritor mineiro
Vera Barroso entrevista Carlos Heitor Cony
O programa deste domingo (11), às 18h, faz uma homenagem ao escritor mineiro Paulo Mendes Campos, que faleceu em 1991. E para relembrar as crônicas e sua vida, Ancelmo Gois e Vera Barroso entrevistam os jornalistas Carlos Heitor Cony, Wilson Figueiredo e Flávio Pinheiro e o escritor Silviano Santiago.
Paulo Mendes Campos pertenceu a uma geração de escritores e intelectuais mineiros que se tornou conhecida no Brasil a partir da década de 1960. Paulinho, assim chamado pelos amigos e admiradores, era um escritor de mãos cheias. Mas foi como cronista que ficou conhecido do grande público. Durante mais de 30 anos, publicou suas crônicas nos principais jornais e revistas do país. Junto com Oto Lara Resende, Héilo Pelegrino e Fernando Sabino, Paulinho fez parte do grupo dos quatro cavaleiros do apocalipse íntimo.
Ele nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1922, e se mudou para o Rio de Janeiro em 1945. Seu sonho era ser aviador. Ainda jovem, porém, começou a escrever e optou pela carreira literária. Lançou seu primeiro livro com poemas em 1951, A palavra escrita. Na cidade, trabalhou em O Jornal, Correio da Manhã , Diário Carioca e na revista Manchete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário