Mais de cinquenta anos depois, o livro deixado de herança para seus parentes ganha o mundo e acalenta os corações saudosos de seus fãs
Os fãs do escritor português José Saramago podem comemorar mais um lançamento do autor. Mesmo depois de sua morte, no ano passado, o autor lhes deixou um livro inédito. Trata-se de Clarabóia que, apesar de ter sido escrito no início dos anos 50, foi publicado pela Companhia das Letras este ano.
O título, cortejado por editoras ainda nos anos de 1980, foi guardado pelo português para que seus herdeiros decidissem o que fazer depois de sua morte. O fato do escritor não ter aceitado publicá-lo naquela época é incerto, mas pode-se supor que Saramago não o achava condizente à sua realidade literária do momento.
O fato é que, um ano depois de sua morte, os parentes do autor decidiram compartilhar com o mundo o último e saboroso banquete literário vindo de José Saramago. Clarabóia fala sobre o cotidiano das pessoas que vivem num conjunto de seis apartamentos, de um edifício localizado em uma das ruas menos nobres de Lisboa.
Além disso, apresenta narrativas entrecruzadas, que desenham personagens típicas do dia a dia e também pessoas que se destacam perante o todo, como o jovem Abel, que busca um rumo para a vida e uma bela mulher, que vive as custas do amante.
Apesar de ter um texto mais leve, o livro conta com toda a personalidade literária que fizeram de Saramago um dos maiores escritores do mundo e vencedor do Nobel de Literatura em 1998.
Por: Carolina Borba
FONTE: http://fliporto2011.com.br/noticias/obra-postuma-de-saramago-e-lancada.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário