Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LEITURA NAS FÉRIAS?? OLHA ESSAS DICAS!

Livros

Aqui você encontra boas dicas de leitura para curtir no seu tempo livre

Vida de Escritor, Gay Talese

CONFISSÕES DE JORNALISTA

Por que ler? Em uma autobiografia não convencional, o autor fala sobre o ofício da escrita e revela os bastidores da vida árdua de um jornalista que precisa lidar com as mais adversas situações no trabalho. Os relatos são construídos em torno de personagens anônimos ou menores, com os quais o escritor se solidariza, mostrando que, mesmo na autobiografia, o que importa são os outros.

Sobre o autor O norte-americano Gay Talese é um dos jornalistas mais conceituados nos Estados Unidos. Trabalhou dez anos como repórter no New York Times e foi colaborador das revistas Esquire e The New Yorker. É autor de outros títulos já publicados no Brasil, como O reino e o poder e A mulher do próximo.

Vida de Escritor, Gay Talese, 512 págs., Companhia das Letras, tel. 0800-014-2829


Guantánamo Boy, Anna Perera

PELOS DIREITOS HUMANOS

Por que ler? Baseado em fatos reais, o livro narra a história de um adolescente que, em uma visita ao Paquistão com a família, é confundido com um terrorista e acaba preso em Guantánamo, onde passa por intermináveis interrogatórios e sessões de tortura. Apesar deste retrato cruel, o romance passa, nas entrelinhas, um sentimento de humanidade, trazendo uma mensagem de paz e de respeito ao próximo.

Sobre a autora Anna Perera nasceu em Londres, ensinou inglês em alguns colégios londrinos e mais tarde se tornou responsável por uma instituição para meninos excluídos.

Guantánamo Boy, Anna Perera, 312 págs, Editora Agir


Fome, Knut Hamsun

DA LUCIDEZ À INSANIDADE

Por que ler? Clássico da literatura universal, a obra que encantou gerações volta às livrarias, com tradução de Carlos Drummond de Andrade. Descreve a forma tragicômica como um escritor miserável vaga pelas ruas tentando sobreviver vendendo artigos para jornais, ao mesmo tempo em que reflete sobre a vida e sofre com um vazio que o consome: a fome.

Sobre o autor Ganhador do prêmio Nobel de 1920, o polêmico escritor norueguês já foi um dos mais populares autores do mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial, flertou com o nazismo e mais tarde foi preso e condenado, terminando seus dias em 1952, com quase 100 anos de idade, em um asilo de loucos.

Fome, Knut Hamsun, 176 págs., Geração Editorial, tel. (11) 3526-4444.

O Sr. Pip

O PODER DA PALAVRA

Por que ler? O autor cria um cenário de guerra civil para enaltecer o poder transformador da palavra. Quem narra a história é Matilda, uma estudante que, por meio da literatura, descobre ser possível sonhar com uma vida melhor.

Sobre o autor Como jornalista, Lloyd Jones cobriu a guerra civil em Papua-Nova Guiné, na década de 1990. Veio daí a inspiração para escrever este romance.

O Sr. Pip, Lloyd Jones, 272 págs., Editora Rocco, tel. (21) 3525-2000


Passado a Limpo

BANHO DE HISTÓRIA

Por que ler? Você descobrirá como o Brasil, habitado por índios que tomavam até 15 banhos por dia, foi se transformando em uma imundice com a chegada dos conquistadores portugueses - cujos hábitos, naqueles tempos, não previam mais que dois banhos por ano.

Sobre o autor Eduardo Bueno é autor de vários livros com temas ligados a história do Brasil, principalmente sobre o período da colonização.

Passado a Limpo, Eduardo Bueno, 80 págs., Editora Gabarito,
tel. (11) 3168-3170


Jardins de Kensington

LITERATURA E INFÂNCIA

Por que ler? O argentino Rodrigo Fresán induz seu leitor a pensar sobre as relações entre literatura e infância. O livro conta a história de Peter Hook, um escritor infantil obcecado por J. M. Barrie - criador de Peter Pan.

Sobre o autor Fresán é apontado pela crítica como a maior revelação da literatura pop latino-americana.

Jardins de Kensington, Rodrigo Fresán, 520 págs., Editora Conrad,
tel. (11) 3346-6088

Diários de Viagens ao Rio de Janeiro

OLHAR ESTRANGEIRO

Por que ler? Os diários escritos pelo inglês Oswald Brierly nas três visitas que ele fez ao Rio de Janeiro, entre 1842 e 1867, são registros históricos preciosos.

Sobre o autor Na primeira visita, Brierly desembarcou em pleno Carnaval. Nas outras duas, conheceu Dom Pedro II e tomou sorvete com a princesa Isabel. Tudo isso está contado neste livro.

Diários de Viagens ao Rio de Janeiro, Oswald Brierly, 152 págs., Andrea Jakobsson Estúdio, tel. (21) 2267-6763


A Sombra de Allan Poe

NOVA ESTRELA DA FICÇÃO

Por que ler? Edgar Allan Poe, mestre dos contos de horror, morreu em 1849, em circunstâncias até hoje nebulosas. A partir desse fato real, Matthew Pearl cria uma trama que se desenrola nos últimos dias de vida do escritor.

Sobre o autor Pearl é "a nova estrela da ficção literária", na opinião do badalado escritor Dan Brown, autor do best-seller O Código Da Vinci.

A Sombra de Allan Poe, Matthew Pearl, 400 págs., Ediouro,
tel. (11) 3051-7000


As Mulheres do Meu Pai

RETRATO DA ÁFRICA

Por que ler? Enquanto viajam de Angola a Moçambique, os personagens deste livro pintam um retrato otimista do continente africano - calcado, sobretudo, na força das mulheres.

Sobre o autor O angolano José Eduardo Agualusa é considerado um dos melhores escritores de língua portuguesa da atualidade.

As Mulheres do Meu Pai, José Eduardo Agualusa, 550 págs., Editora Língua Geral, tel. (21) 2259-3108


Infiel

JURADA DE MORTE

Por que ler? Esta autobiografia vai surpreendê-lo do começo ao fim. Nascida na Somália, Ayaan Hirsi Ali foi criada por uma família muçulmana, fugiu de um casamento forçado e acabou virando deputada na Holanda.

Sobre a autora Ayaan está jurada de morte pelo fundamentalismo por ter ousado questionar e criticar o Islã.

Infiel, Ayaan Hirsi Ali, 512 págs., Ed. Companhia das Letras,
tel. 0800-014-2829


As Cem Melhores Crônicas Brasileiras

DE MACHADO A VERISSIMO

Por que ler? Foram reunidas nesta coletânea cem das melhores crônicas já publicadas no Brasil. Boa oportunidade para descobrir - ou revisitar - o talento de 62 cronistas, que vão de Machado de Assis a Luis Fernando Verissimo.

Sobre o autor A compilação foi organizada por Joaquim Ferreira dos Santos, colunista do jornal O Globo.

As Cem Melhores Crônicas Brasileiras, Joaquim Ferreira dos Santos (org.), 360 págs., Editora Objetiva, tel. (21) 2199-7824


Fica Comigo Esta Noite

ADMIRÁVEL LEVEZA

Por que ler? Especialista em abordar temas difíceis com admirável leveza, a escritoraInês Pedrosa encontra em situações banais do dia-a-dia inspiração para escrever, por exemplo, sobre amor e solidão.

Sobre a autora
O sucesso de dois livros anteriores - Fazes-me Falta e Nas Tuas Mãos - transformaram Inês em um dos nomes mais festejados da atual literatura portuguesa.

Fica Comigo Esta Noite, Inês Pedrosa, 160 págs., Editora Planeta,
tel. (11) 3087-8888


A Doçura do Mundo

CHOQUE ENTRE CIVILIZAÇÕES

Por que ler Ao contar a história de uma indiana que deixa seu país para ir morar com o filho, nos Estados Unidos, a autora discute um dos temas mais delicados da atualidade: o choque entre civilizações.

Sobre a autora Nascida na Índia, Thrity é jornalista e vive nos Estados Unidos desde os 21 anos. Escreveu o best seller A Distância entre Nós.

A Doçura do Mundo,Thrity Umrigar, 304 págs., Editora Nova Fronteira, tel. (21) 2131-1111


Almanaque Machado de Assis

TUDO SOBRE MACHADO

Por que ler Pegando carona no centenário da morte de Machado de Assis (em 2008), esta excepcional obra de referência reúne praticamente tudo sobre a vida e a obra do maior escritor brasileiro de todos os tempos: curiosidades, dados biográficos e "quem é quem" dos principais personagens.

Sobre o autor Aguiar é mestre em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Almanaque Machado de Assis, Luiz Aguiar, 312 págs., Editora Record, tel. (21) 2585-2000


O Diabo Mesquinho

ILUSTRE DESCONHECIDO

Por que ler Oportunidade para descobrir um dos grandes nomes da literatura russa, quase desconhecido no Brasil. Escrito no início do século passado, o livro conta as aventuras de um professor que vira alvo dos desejos casamenteiros de várias mulheres.

Sobre o autor Sologub é tão cultuado na Rússia quanto mestres como Tolstói, Tchekhov, Dostoiévski e Gorki.

O Diabo Mesquinho, Fiódor Sologub, 392 págs., Editora Kalinka,
tel. (11) 3826-3082


O Menino da Rosa

CONTOS DA MENINICE

Por que ler Este é o segundo livro de uma grande promessa da literatura brasileira: Tony Monti. São 29 contos que retratam a infância de um menino - também chamado Tony - e sua relação com a família, os amigos, as meninas, a escola e as dúvidas típicas da idade.

Sobre o autor Com seu primeiro livro, Monti ganhou o Prêmio Nascente da Universidade de São Paulo (USP) em 2003.

O Menino da Rosa, Tony Monti, 48 págs., Editora Hedra,
tel. (11) 3097-8304


Cartas à Mãe

ODE À LIBERDADE

Por que ler Esta é a íntegra de uma longa carta que Ingrid Betancourt escreveu à sua família quando estava refém da guerrilha colombiana. Essa mensagem era prova de que ainda estava viva. O texto - verdadeira ode à liberdade - é acompanhado da carta de resposta de sua filha, Mélanie.

Sobre a autora Eleita senadora em 1998, Ingrid foi sequestrada pelos guerrilheiros das Farc em fevereiro de 2002 e libertada em 2 de julho de 2008.

Cartas à Mãe, Ingrid Betancourt, 87 págs., Editora Agir,
tel. (21) 3882-8200


Uma História da Música Popular Brasileira

BÍBLIA DA MPB

Por que ler Nenhuma obra resume tão bem mais de 200 anos de história da MPB quanto esta. O livro foi dividido em quatro tempos: 1770 a 1928, 1929 a 1945, 1946 a 1957 e 1958 até hoje. Em cada uma dessas fases, o autor contextualiza historicamente os gêneros e os movimentos musicais.

Sobre o autor Crítico e produtor musical, Severiano é um dos mais respeitados pesquisadores da música popular.

Uma História da Música Popular Brasileira, Jairo Severiano, 504 págs., Editora 34, tel. (11) 3816-6777


Nosso GG em Havana

ROMANCE À CUBANA

Por que ler Escrito pelo autor cubano mais celebrado da atualidade, este romance é ambientado na charmosa Havana de 1955, anterior à revolução socialista de Fidel Castro, e tem todos os ingredientes de um bom thriller policial: suspense, mistério, agentes secretos e até caçadores de nazistas.

Sobre o autor Embora tenha sua produção vigiada pelo regime cubano, Gutiérrez mora em Havana e recusa-se a deixar a ilha.

Nosso GG em Havana, Pedro Juan Gutiérrez, 128 págs., Editora Alfaguara, tel. (21) 2199-7824


Urupês

A ESTREIA DE JECA TATU

Por que ler Escrito em 1918 e reeditado agora, este livro marca a estreia do personagem mais controverso de Monteiro Lobato: o indolente Jeca Tatu. É também uma das primeiras obras de nossa literatura a defender o meio ambiente, ao denunciar o efeito destruidor das queimadas.

Sobre o autor Criador da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século 20.

Urupês, Monteiro Lobato, 176 págs., Editora Globo,
tel. (11) 6198-1488


O Clã de Rhett Butler

HISTÓRIAS DE UM SEDUTOR

Por que ler Com base em uma primorosa reconstituição histórica, capaz de transportar o leitor para os tempos da guerra civil nos Estados Unidos, o livro descreve como teria sido a juventude de Rhett Butler, que conquistou o coração de Scarlet O´Hara no clássico E o Vento Levou.

Sobre o autor McCaig é um especialista em romances históricos ambientados no período da guerra civil americana.

O Clã de Rhett Butler, Donald McCaig, 512 págs., Editora Rocco,
tel. (21) 3525-2000


Ostra Feliz Não Faz Pérola

A DOR DO PARTO

Por que ler O autor foi buscar inspiração nas próprias experiências de vida para produzir uma série de crônicas que, de uma forma ou de outra, remetem sempre à mesma ideia: o ato da criação, seja ela artística, seja científica, invariavelmente tem origem na dor ou no sofrimento.

Sobre o autor Rubem Alves é psicanalista, educador, teólogo e professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp).

Ostra Feliz Não Faz Pérola, Rubem Alves, 288 págs., Editora Planeta,
tel. (11) 3087-8888


A Vida Secreta dos Números

NÚMEROS MÁGICOS

Por que ler Os pequenos ensaios deste livro revelam que fórmulas ou equações aparentemente ininteligíveis podem ser convertidas em deliciosas sentenças e divertidas anedotas - provando que a Matemática, tão temida nas salas de aula, está longe de ser um bicho-de-sete-cabeças.

Sobre o autor O suíço Szpiro é matemático e físico. Vive em Israel, de onde escreve artigos científicos para jornais europeus.

A Vida Secreta dos Números, George G. Szpiro, 208 págs., Editora Difel, tel. (21) 2585-2000


O Sol do Brasil

NOS TEMPOS DE DOM JOÃO

Por que ler A obra lança luzes esclarecedoras sobre um dos grandes mitos da história da arte no Brasil: a passagem por aqui da Missão Artística Francesa (1816-1821), trazida pelo rei dom João VI quando a família real portuguesa estava instalada na cidade do Rio de Janeiro.

Sobre o autor Antropóloga de formação, Lilia é uma das mais respeitadas autoridades em história do período joanino.

O Sol do Brasil, Lilia Moritz Schwarcz, 400 págs., Editora Companhia das Letras, tel. (11) 3707-3500


A Construção do Samba

VERDADES SOBRE O SAMBA

Por que ler? Esta obra descreve a evolução do samba e prova que ele só se consolidou, entre os anos de 1917 e 1939, graças ao rádio e à incipiente indústria do disco. De quebra, o livro ainda traz a biografia do compositor Noel Rosa.

Sobre o autor Jorge Caldeira é jornalista e sociólogo. Escreveu também Viagem pela História do Brasil e Mauá: Empresário do Império.

A Construção do Samba, Jorge Caldeira, 222 págs., Editora Mameluco, tel. (11) 3123-0162


As Vozes de Marrakech

VIAGEM A MARROCOS

Por que ler? As 14 crônicas reunidas aqui foram escritas durante uma viagem que o autor fez a Marrocos, em 1954. Sua narrativa poética revela uma Marrakech exótica e fascinante.

Sobre o autor Prêmio Nobel em 1981, o búlgaro Elias Canetti fez questão, antes de viajar, de não ler nada sobre Marrocos. Desconhecia os costumes locais e não falava as línguas do país.

As Vozes de Marrakech, Elias Canetti, 112 págs., Editora CosacNaify,
tel. (11) 3218-1444


As Ruínas

THRILLER DE FÉRIAS

Por que ler? Literatura de qualidade com boas doses de terror e suspense. Dois casais partem para uma viagem de férias no México. Quando resolvem se aventurar pelas florestas do país, acabam se perdendo e passam a ser observados por uma criatura misteriosa.

Sobre o autor Smith aprendeu a fisgar o leitor escrevendo para TV e cinema. Ele também é roteirista.

As Ruínas, Scott Smith, 368 págs., Editora Intrínseca,
tel. (21) 3874-0914

FONTE: SITE DA REVISTA NOVA ESCOLA

http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/especial-ferias-livros-9.shtml

Nenhum comentário: