Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Conselho de Psicologia não participa de audiência sobre 'cura gay'


Conselho de Psicologia não participa de audiência sobre 'cura gay'

NÁDIA GUERLENDA
DE BRASÍLIA

O CFP (Conselho Federal de Psicologia) se recusou a participar da audiência pública que discutiu, nesta quinta-feira, se psicólogos podem ou não tratar pacientes gays que queiram reverter sua orientação sexual.
Projeto de bancada evangélica propõe legalizar 'cura gay'
A audiência pública foi marcada para discutir projeto de lei dos deputados João Campos (PSDB-GO), que pretende rever uma resolução do CFP que proíbe que psicólogos emitam opiniões públicas ou tratem a homossexualidade como um transtorno.
O CFP afirmou, em manifestação por escrito distribuída na audiência, que sua ausência se deveu à forma "antidemocrática" de condução do debate, afirmando que a maioria dos convidados a participar da mesa eram favoráveis à suspensão da resolução.
"O CFP se coloca à disposição para os debates críticos, reflexivos, construtivos e respeitosos (...) e se nega a colaborar com falsos debates de cunho unilateral como o dessa audiência", afirma o manifesto.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) também não compareceu à audiência, mas não mandou manifestação. A organização deixou de considerar a homossexualidade doença em 1993. "O convidado, ao se negar a comparecer, contribui para que não se estabeleça o contraditório. Quando se estabelece um espaço democrático para a discussão, fogem", afirmou o deputado João Campos.
Durante a audiência, defensores da proposta argumentaram que a resolução é discriminatória, já que não permite que uma pessoa que queira tratar a homossexualidade busque ajuda de um profissional.
"Um dos princípios básicos da ética médica é a autonomia do paciente, ele tem direito de buscar o profissional que quiser. A resolução veda que o psicólogo atenda o homossexual que queira se tratar --é como se o paciente homossexual fosse um cidadão menor. Pode ser que ele seja assim em função de violência na infância, confusões... mas ele não pode buscar tratamento", afirmou Campos.
Já os parlamentares e manifestantes pró-resolução afirmaram que oferecer tratamento para orientação sexual é uma atitude preconceituosa. "No limiar da questão do que é tratar de alguma coisa, temos que tomar muito cuidado para não virar uma ação de discriminação. É uma questão de direitos humanos e de escolha democrática", afirmou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).
TUMULTO
A audiência foi marcada por intensos debates e tumulto entre os parlamentares, a psicóloga Marisa Lobo-- que é alvo de processo no CFP por, segundo o conselho, manifestar ideologias religiosas e homofóbicas nas redes sociais-- e manifestantes pró e contra a proposta.
A psicóloga, que é evangélica, afirmou ser vítima de perseguição ideológica e "cristofobia". "Ser cristão não significa que somos alienados, ignorantes". Ela se manifestou após os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Erika Kokay (PT-DF) deixarem a sala por considerarem que o assunto não poderia ser debatido pela Câmara. "Eles não querem debate. Chegam, dão show e vão embora", afirmou Lobo.
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que foi chamado por presentes de "idiota", chegou a convidar Wyllys, em tom de brincadeira, para "tomar um choppinho". Bolsonaro, aos gritos, criticou o governo federal por projetos como a "cartilha gay", do Ministério da Educação. "São covardes que emboscam crianças nas escolas. Por que o Haddad não decola em São Paulo? Porque é o pai do kit gay", afirmou. Ele não chegou a comentar a resolução.
Outro momento crítico aconteceu quando o presidente da mesa, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que é pastor, mandou que fossem retirados da sala cartazes com os dizeres "Marisa Lobo, cure minha heterossexualidade". Parte do público também foi retirada quando o manifesto do CFP começou a ser lido em coro.

FONTE:
http://tools.folha.com.br/print?url=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fcotidiano%2F1111961-conselho-de-psicologia-nao-participa-de-audiencia-sobre-cura-gay.shtml&site=emcimadahora

Nenhum comentário: