Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

sábado, 17 de setembro de 2011

A VIII Bienal do Livro de Pernambuco- 23 de setembro e 02 de outubro, no Centro de Convenções - Olinda, com o tema "Literatura e Cidadania"



A VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco trará vários escritores brasileiros e estrangeiros para participar do evento. Entre os autores estrangeiros, quatro deles estão vindo à Bienal através de parceria com o Instituto Cervantes – Recife: Flavia Company, Germán Gullón e Bernardo Gutiérrez.

Confiram alguns nomes logo abaixo:

Aderaldo Luciano

É doutor em Ciência da Literatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor, poeta, escritor e músico trabalhando com os conceitos fundamentais da poética do cordel.Autor de O Auto de Zé Limeira, responde pelo editorial da Editora Luzeiro, de São Paulo, especializada em cordel.

*****

Allan da Rosa


Escritor, editor, pedagogo, autor de “Vão” (poesia, Edições Toró, 2005), “Zagaia” (romance versado, infanto-juvenil, Editora DCL, 2007) e “Da Cabula” (Global, 2008). É um dos coordenadores das Edições Toró.

Participa de painel sobre editores independentes.

Site: www.edicoestoro.net

*****

Antonio Prata

Escritor e roteirista paulista, autor de “Meio Intelectual, Meio de Esquerda” (Ed. 34, 2010), “Adulterado” (Moderna, 2009), coletânea de crônicas para adolescentes publicadas na revista Capricho, e de “O inferno atrás da pia” (Objetiva, 2004). Como roteirista, escreveu para novelas e seriados da Globo, HBO, MTV e Multishow.

Site: www.antonioprata.folha.blog.uol.com.br

*****

Berimba de Jesus


Poeta, comunicador e educador paulista. Fundou e edita o coletivo Poesia Maloqueirista: www.poesiamaloqueirista.blogspot.com. É autor dos livros “Feito à mão” (2006), “Apanágio” (2007), “Encarna” (2008) e “Multivío” (2010).

Participa do painel “Maloqueiros, poetas, marginais e etc. e tais”, sábado, 2 de outubro, às 17h, no Círculo das Ideias.

Site: www.berimbadejesus.blogspot.com

*****

Bernardo Gutiérrez


Jornalista e fotógrafo espanhol, já atuou em veículos como National Geographic, El País, La Repubblica (Itáilia), Expresso (Portugal), Esquire e Playboy. Morou no Rio de Janeiro e em Belém entre 2004 e 2008, e agora está de volta ao Brasil, em São Paulo.

Bernardo Gutiérrez vem à Bienal de Pernambuco através da parceria do evento com o Instituto Cervantes – Recife.

Vem lançar o livro “Calle Amazonas”, um relato de viagem que mostra o contraste entre a beleza natural e a desigualdade social entre Belém e Manaus.

Site: www.bernardogutierrez.es

*****

Carola Saavedra


Chilena que mora no Brasil desde criança, a escritora estreou com o livro de contos “Do lado de fora”, em 2005, pela editora 7Letras. É autora de “Flores azuis” (2008), vencedor do prêmio APCA, e “Paisagem com dromedário” (2010), finalista do prêmio São Paulo deste ano. Ambos pela Companhia das Letras.

Participa do painel sobre “Literatura, identidade, memória e transculturalismo”.

Site: carolasaavedra.wordpress.com

*****

Cláudia Felício

Autora dos livros “Tudo sobre meninas… para meninas” (2004), distribuído em vários países da América Latina, “Tudo sobre meninas… para meninos” (2005) e “Tudo sobre meninos… para meninas” (2006), todos pela editora Planeta do Brasil. Colunista da revista Yes! Teen e do site Feminice.

Site: www.claudiafelicio.com.br

*****

Cristhiano Aguiar


Cristhiano Aguiar é escritor, crítico literário, professor e editor. Autor de “Ao lado do muro” (2006), publicou contos e ensaios em suplementos, revistas e coletâneas (Crispim, Eita, Tatuí, Pernambuco, Continente). Vencedor do concurso de contos Osman Lins (2007), é mestre em Teoria da Literatura pela UFPE.

Site: www.notape.com.br/cristhianoaguiar

*****

Duda Teixeira


Jornalista e escritor, Duda Teixeira é repórter da revista Veja. Em coautoria com Leandro Narloch, outra atração confirmada desta Bienal, escreveu o “Guia Politicamente Incorreto da América Latina” (2011).

Também é autor de “O calcanhar de Aquiles” (2007) e trabalhou em publicações como Almanaque Abril, Istoé Dinheiro, Saúde! e Superinteressante.

*****

Eliane Brum

Jornalista e escritora gaúcha, autora de “Coluna Prestes: O Avesso da Lenda” (Artes e Ofícios, 1994), “A Vida que Ninguém Vê” (Arquipélago, 2006) e “O Olho da Rua – Uma Repórter em Busca da Literatura da Vida Real” (Globo, 2008).

Está lançando seu primeiro romance, “Uma duas” (Leya, 2011).

Site: www.vidabreve.com/author/elianebrum

*****

Eucanaã Ferraz

Poeta carioca, professor de literatura na UFRJ, autor de “Desassombro” (7Letras, 2002), obra vencedora do prêmio Alphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional, e de “Cinemateca” (Companhia das Letras, 2008). É editor da revista on line Errática (www.erratica.com.br).

Participa do painel “Poesia, essa estranha conhecida”.

Site: www.eucanaaferraz.com.br

*****

Flávia Company

Flavia Company, uma das mais criativas e cativantes escritoras de língua espanhola, nasceu em Buenos Aires em 1963 e reside na Espanha desde os dez anos de idade. Vem lançar o livro de contos Com a corda no pescoço, pela Editora Cubzac (2011).

Flavia é autora de extensa obra narrativa, incluindo romances, contos e histórias infantis. Sua obra tem sido traduzida na França, Holanda, Brasil, Polônia, Alemanha, Portugal, Itália e Estados Unidos. É graduada em Filosofia Hispânica, tradutora, jornalista e professora. É crítica literária em suplementos como Babelia e colabora com o Página/12.

Em 2007, Flavia lançou o romance A metade sombria, também pela Cubzac. Seu romance mais recente é “La isla de la ultima verdad”, história de suspense em uma ilha deserta.

Flávia Company vem à Bienal de Pernambuco através da parceria do evento com o Instituto Cervantes – Recife.

Na Bienal, Flavia terá participação em dois momentos: no Círculo das Ideias, dia 29, às 20h, debate com o tema “O que nos move à literatura”, e no Café Literário, dia 30, às 18h, quando lançará seu livro.

Site: www.fcompany.blogspot.com

*****

Germán Gullón


Autor de centenas de artigos e resenhas, conferencista internacional de literatura espanhola. Entre seus livros, estão “La modernidad silenciada” (2006) e “Una Venus mutilada – La critica literaria en la España actual” (2008).

Germán Gullón vem à Bienal de Pernambuco através da parceria do evento com o Instituto Cervantes – Recife.

Fará palestra sobre o panorama atual do romance espanhol. E vem lançar no Brasil seu último livro, “El sexto sentido – La lectura en la era digital”.

Site: www.germangullon.com

*****

Graça Graúna


Potiguara do Rio Grande do Norte, Graça Graúna é membro do grupo Escritores Indígenas e educadora universitária na área de Literatura e Direitos Humanos. Autora de “Canto Mestizo” (1999), “Tessituras da Terra” (2001) e “Tear da palavra” (2007), todos de poesia, tem participação em antologias e suplementos literários no Brasil e no exterior.

Verbete da Enciclopédia de Literatura Brasileira (Afrânio Coutinho, org., 2001) e do Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras (Nelly N. Coelho, org., 2002).

Participa do painel “Tecidos de vozes: questões indígenas”, junto com Karina Calado. 23 de setembro (sexta-feira), às 16h, no Círculo das Ideias.

Site: www.ggrauna.blogspot.com

*****

Joca Reiners Terron


Poeta, prosador e designer gráfico, é autor de “Curva de rio Sujo” e “Sonho interrompido por guilhotina”. Vem lançar o livro “Do fundo do poço se vê a lua”, pela Companhia das Letras (2010), que já recebeu o prêmio Machado de Assis de romance da Fundação Biblioteca Nacional, e é finalista do Prêmio São Paulo este ano.

Site: jocareinersterron.wordpress.com

*****

Lau Siqueira


Escritor gaúcho, Lau Siqueira é autor de “O Comício das Veias” (1993), “O guardador de sorrisos” (1998) e “Sem meias palavras” (2002). Mora em João Pessoa desde 1985. Tem publicações em diversos suplementos, revistas e jornais de poesia de várias partes do país.

Participa do painel “E por que publicar em tempos de penúria?”, junto com Pedro Silveira, 24 de setembro (sábado), às 18h, no Café Cultural.

Site: www.poesia-sim-poesia.blogspot.com

*****

Laurentino Gomes


Jornalista e escritor paranaense, foi repórter e editor do jornal O Estado de S. Paulo e da revista Veja, e diretor da Editora Abril. Ganhou o prêmio Jabuti como melhor livro-reportagem e melhor livro do ano em não-ficção. Autor dos livros “1808”, pela editora Planeta do Brasil (2007), e “1822”, pela Nova Fronteira (2010).

Site: www.laurentinogomes.com.br

*****

Luis Serguilha

Poeta e ensaísta português, é colaborador de várias revistas de literatura no Brasil, na Espanha e em Portugal. Organizador de coleção de poesia brasileira contemporânea para a editora Cosmorama, curador do Encontro Internacional de Literatura e Arte: Portuguesia.

Participa do painel sobre a poesia portuguesa, com Maria Estela Guedes.

Site: www.luis-serguilha.org

*****

Luiz Ruffato


Jornalista, escritor e editor mineiro, recebeu os prêmios da APCA e Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional, com o livro “Eles eram muitos cavalos” (2001), publicado também na Itália, na França e em Portugal. Autor de “Estive em Lisboa e lembrei de você” (Companhia das Letras, 2009).

Organizador de várias coletâneas, o tema de sua palestra será “Os invisíveis – a literatura proletária brasileira”.

Site: www.blogdoluizruffato.blogspot.com

*****

Marcelino Freire

Pernambucano de Sertânia, mora em São Paulo desde 1991, onde tem organizado anualmente a Balada Literária. Autor de “Angu de sangue” (Ateliê Editorial, 2000),“Contos Negreiros” (2006) e “Rasif – Mar que arrebenta” (2008), ambos pela Record. Está lançando “Amar é crime” pelo selo próprio Edith.

Participa de painel sobre edição independente.

Site: www.marcelinofreire.wordpress.com

*****

Maria Estela Guedes


Poeta e pesquisadora portuguesa, do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa. Diretora da revista TriploV de artes, religiões e ciências. No Brasil publicou pela Escrituras os livros “Triptico a Solo” (2008) e “A obra ao rubro de Herberto Helder” (2011).

Participará do Encontro de Poetas Linkados (evento Interpoética) e fará palestra sobre a poesia portuguesa atual.

Site: www.triplov.com/estela_guedes

*****

Miguel Sanches Neto


Escritor, professor e crítico literário paranaense. Venceu o Prêmio Cruz e Souza de Contos com a obra “Hóspedes Secretos” (Record, 2003). Lançou “Um amor anarquista”, também pela Record (2005). É finalista do Prêmio São Paulo este ano, com o livro “Chá das cinco com o vampiro” (Objetiva, 2010). Participa do painel sobre “Os limites da crítica, os limites da criação”.

*****

Pedro Salgueiro


O escritor cearense Pedro Salgueiro é autor dos livros de contos “O peso do morto” (1995), “O espantalho” (1996), “Brincar com armas” (2000) e “Dos valores do inimigo” (2005), além de “Fortaleza voadora” (2006), de crônicas.

Organizou, em parceria, o “Almanaque de contos cearenses” (1997) e editou a revista “Caos Portátil: um almanaque de contos”.

*****

Rogério Pereira


Jornalista e escritor paranaense, fundador do jornal Rascunho, uma das mais importantes publicações sobre literatura no Brasil.

Participa de conversa com o homenageado da Bienal, Ronaldo Correia de Brito, em edição especial do Paiol Literário, projeto do Rascunho em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, o Sesi Paraná e a Fiep.

Site: http://rascunho.gazetadopovo.com.br/

*****

Thalita Rebouças


A jovem escritora carioca tem vários livros publicados no Brasil e em Portugal, tendo alcançado este ano a marca de um milhão de exemplares vendidos. Um público adolescente cativo sempre está ao seu redor nas suas participações em eventos literários. Vem lançar “Era uma vez minha primeira vez” pela Rocco (2011).

Site: www.thalita.com

*****

Vitor Ramil


Músico, cantor e compositor, o gaúcho Vitor Ramil é também escritor. O artista passou a ocupar-se duplamente à música e à literatura a partir da publicação da novela “Pequod” (1995), e lançou ainda “A estética do frio” (2004) e “Satolep” (2008).

Palestra sobre “A estética do frio” no último dia da programação, 2 de outubro (domingo), às 15h, no Círculo das Ideias.

Programação

Com o tema “Literatura e Cidadania”, a oitava edição da Bienal Internacional do Livro traz para o Estado, no final de setembro, grandes escritores do país e do exterior. Este ano, o terceiro maior evento do gênero no Brasil, que recebeu em 2009 mais de 600 mil pessoas, presta homenagem ao centenário de Mauro Mota e ao autor Ronaldo Correia de Brito.

A Bienal 2011 oferece ao público mais espaços de debates, com a incorporação dos três auditórios do Centro de Convenções (Beberibe, Brum e Ribeira) que abrem o leque da intensa programação para palestras, congressos e seminários paralelos.

Além disto, espaços tradicionais como o Círculo das Ideias, o Café Cultural, o Circo das Letras – para crianças e adolescentes – e a Plataforma de Lançamentos, onde sempre se encontra um autor dando autógrafos, são focos garantidos de atrações para quem for à Bienal.

Sem falar na programação dos expositores em cada estande e na incrível vitrine de milhares e milhares de livros, muitos em promoção, para o deleite dos bibliófilos.

Entre os autores confirmados estão os espanhóis Germán Gullón, Antonio Álvarez Rojas e Bernardo Gutiérrez, e a argentina Flávia Company. A vinda dos quatro será possível graças à parceria com o Instituto Cervantes, uma das entidades que apoia o evento. Na lista de convidados internacionais ainda constam os portugueses Luis Serguilha e Maria Estela Guedes.

Os nomes nacionais que já confirmaram a vinda: Laurentino Gomes, Thalita Rebouças, Carola Saavedra, Joca Reiners Terron, Miguel Sanches Neto, Marcelino Freire, Luiz Ruffato, Eliane Brum, Allan da Rosa, Cláudia Felício, Antonio Prata, Eucanaã Ferraz, Berimba de Jesus, Vitor Ramil, Lau Siqueira, Leandro Narloch, Duda Teixeira, Pedro Salgueiro, Cristhiano Aguiar, Rogério Pereira, Aderaldo Luciano e Graça Graúna.

A cobrança de valor simbólico dos ingressos (R$ 4 e R$ 2), garantindo a gratuidade para professores e alunos das redes pública e privada que agendarem previamente a visitação, idosos com mais 65 anos, jornalistas devidamente credenciados e projetos sociais também agendados previamente, tem por objetivo a garantia da segurança do público em geral, mantendo a gratuidade para as visitas educativas e jornalísticas agendadas com antecedência. A tabela de preços para os dias da Bienal estão no final deste texto.


Os espaços da Bienal

Auditórios Beberibe, Brum e Ribeira

Pela primeira vez utilizados na Bienal, os auditórios Beberibe, Brum e Ribeira receberão uma intensa programação acadêmica desenvolvida por diversas instituições como UNICAP, UFPE, APL, UBE, Clube do Livro Espírita e Colégio Damas. No auditório Ribeira o SESC reeditará o CineSESC, que exibirá filmes sobre a temática de literatura e cidadania em todos os dias do evento.

Círculo das Letras

Aqui as crianças poderão conhecer o mundo dos livros. Serão realizadas apresentações culturais, recitais poéticos e narrações de histórias para crianças de todas as faixas etárias.

Café Cultural

Espaço intimista e informal, sob coordenação da Fafire, onde escritores, jornalistas e professores farão leituras abertas, participarão de debates, minicursos e estabelecerão um contato mais próximo com o público.

Círculo das Ideias

O coração dos debates da Bienal. Por aqui passarão os principais autores convidados do evento, além de contar com uma programação variada de oficinas, seminários e mesas de debates.

Ingressos

Data Valor
23 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação

24 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação

25 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação

26 de setembro – R$ 2,00 (preço único)

27 de setembro – R$ 2,00 (preço único)

28 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação

29 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação

30 de setembro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação

01 de outubro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação

02 de outubro – R$ 4,00 (inteira) / R$ 2,00 estudantes e educadores com identificação

OBS.: A gratuidade dos ingressos está garantida para:

1 – Professores e alunos da rede pública e privada que agendarem visitação previamente com a produção da Bienal*;
2 – Idosos com mais de 65 anos;
3 – Imprensa devidamente credenciada**;
4 – Projetos e Programas Sociais que agendarem visitação previamente com a produção da Bienal*

* A visitação prévia deve ser agendada diretamente com a Cia de Eventos no telefone: (81) 3231-5196. Falar com Mariana Antonino.

** O cadastramento da Imprensa deve ser feito através do e-mail mariana.bienal@cia-eventos.com

Nenhum comentário: