Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dia do Frevo é celebrado da manhã até a noite hoje. Programe-se

Dia do Frevo é celebrado da manhã até a noite hoje. Programe-se
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR


Assista ao vídeo
Dia do Frevo é celebrado da manhã até a noite hoje.


O Dia Nacional do Frevo será comemorado com várias atrações no Recife. Quem quiser (e puder) celebrar o dia, terá opções de manhã, a partir das 9h, até a noite, com shows na sede do Galo da Madrugada e na Sala de Reboco. A programação presta homenagem aos blocos Banhistas do Pina e Batutas de São José, que completam 80 carnavais.

A celebração começa no Pátio de São Pedro, às 9h, com os personagens Mateus e Catirina. Eles serão os os locutores da Rádio Frevo, apresentando clássicos do gênero genuinamente pernambucano. A partir daí, a programação se concentra em apresentações musicais e de dança. As atrações se estendem até as 23h, quando Lurdinha Nóbrega comanda o Cortejo do Frevo.

Enquanto o Pátio de São Pedro ferve ao som dos shows, foliões se reúnem em cortejo na Praça Maciel Pinheiro, a partir das 16h, animados pela Frevioca. O cortejo sai em direção ao Pátio de São Pedro, às 17h30, com passistas, bonecos gigantes, um trenzinho com crianças e blocos carnavalescos, como Pau e Corda, Saudade, Flores, O Bonde e Flor da Lira de Olinda em direção ao Pátio de São Pedro, onde ocorre o lançamento da exposição Viva Batutas, viva Banhistas.

Os 80 anos de história dos blocos carnavalescos Banhistas do Pina e Batutas de São José serão relembradas na mostra Viva Batutas, viva Banhistas, com curadoria de Nina Wicks de Almeida, a partir das 17h. A mostra reúne peças do acervo dos grupos, como roupas, adereços, flabelos e troféus, além de fotografias.

A data foi escolhida para a estreia da Troça Carnavalesca Mista Bacanal, organizada pelo Espaço Pasárgada. Inspirada na obra de Manuel Bandeira, o bloco sairá pelas ruas ao redor da sede (Rua da União, 263 - Boa Vista). Antes, a partir das 19h, textos de Bandeira serão recitados pelo Grupo de Poesia Vozes Femininas.

A banda Som da Terra comemora a data com o lançamento do disco Te vira no frevo 2, no projeto Quintas do Galo (sede do Galo da Madrugada), com participação de Ed Carlos, Rogério Rangel e bloco Menestréis de Paulista, às 19h. O disco está disponível no site da banda (www.somdaterra.com.br). Os ingressos custam R$ 20. Informações: 3224-2899.

O Maestro Forró também presta seu tributo, em show que mistura forró pé-de-serra e frevo, a partir das 22h, na Sala de Reboco (Rua Gregório Júnior, 264, Cordeiro). Sucessos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Dominguinhos estarão no repertório dele e dos convidados. Fone: 3228-7052

Refinamento - O maestro Spok leva o frevo com refinamento musical à Europa em turnês anuais. No Rio de Janeiro, a potiguar Roberta Sá regravou em seu novo disco um frevo (Deixa sangrar) composto pelo baiano Caetano Veloso. Em São Paulo, o pernambucano Vitor Araújo inspira-se no frevo e jazz em composições que têm agradado público e crítica. Na periferia, agremiações exploram a música e a dança pernambucanas durante todo o ano, mesmo que precisem enfrentar dificuldades financeiras e falta de apoio.

Tradicional ou contemporâneo, a manifestação pernambucana que hoje completa 105 anos continua ampliando suas fronteiras. O historiador Evandro Rabello, autor do livro Memórias da folia, sobre os carnavais dos séculos 19 e 20, ressalta as mudanças que o ritmo tem sofrido, mas sem tirar modificar sua essência.

As iniciativas que dialogam com outros gêneros musicais ampliam o alcance da música, desvinculando-a da restrição à Festa de Momo. “Acho que estamos em um bom momento. Conseguimos que o frevo fosse reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro. Nos últimos anos, a manifestação ganhou notoriedade com relação à música e à dança”, acredita Lindivaldo Júnior, assessor do gabinete do secretário de Cultura.

O título impulsionou a promoção de eventos, por parte do governo e da população em geral, em Pernambuco e fora do estado. Quem não se lembra da homenagem (e a consequente polêmica) que a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira fez ao frevo? Para o doutorando em história da cultura e gerente da Casa do Carnaval Mário Ribeiro, estamos colhendo os frutos da patrimonialização. “Posso garantir que o frevo continua vivo, sobretudo nas periferias. É uma magnitude muito grande”, explica.

O carnavalesco Getúlio Cavalcanti é bastante otimista. Para ele, nos últimos dez anos, a manifestação popular tem reassumido um lugar de destaque. “O destaque se dá em todos os aspectos. No lirismo, com os blocos que estão surgindo, na música, com os maestros Spok, Forró”, cita Getúlio. Ele lembra ainda a vitória do pernambucano Fábio Ferreira Simões do Concurso Nacional e Marchinhas de Carnaval, com Papagaio de arame, marchinha que guarda influências do frevo.

Na juventude, percebe-se que a tradição está longe de ser esquecida. Na Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, frequentada por mais de 600 alunos, o interesse dos mais jovens tem crescido. “Às vezes, os jovens são muito mais envolvidos que os adultos. A tradição do frevo será repassada às próximas gerações”, profetiza Ana Miranda, diretora da escola.

Agende-se


Pátio de São Pedro


9h - Rádio Frevo com Mateus e Catirina
11h - Orquestra 19 de Fevereiro e passistas
15h - Orquestra Expresso e Passistas Grupo Fazendo Arte
17h - Orquestra Raízes Pernambucana e passistas campeões de 2012
17h - Exposição Viva Batutas, viva Banhistas (Casa 11)
18h30 - Chegada do Cortejo
18h30 - Homenagem aos blocos, lançamento de livro, CD e documentário
19h - Orquestra Evocações e coral dos homenageados
20h40 - Orquestra Lourdinha Nobréga e cortejo do frevo

Praça Maciel Pinheiro


16h - Concentração: Frevioca, Orquestra e Bloco Infantil Eu Quero Maiszinho
17h30 - Saída do cortejo com destino ao Pátio de São Pedro)

Sede do Galo


19h - Lançamento de Te vira no frevo 2, da Som da Terra Espaço Pasárgada
19h - Troça Carnavalesca Mista Bacanal

Sala de Reboco


22h- Maestro Forró e amigos homenageiam o frevo

Do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: