Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

sábado, 21 de abril de 2012

Deputado quer banir Guimarães, Clarice, Mário, Rubem etc das escolas!


Fujam pras montanhas!! Corram! Recolham seus filhos, esposas, maridos, familiares e fujam o mais rápido possível, a hipocrisia está prestes a nos dominar.  Vocês devem se lembrar daquela vez em que Uma Ong Italiana tentou banir A Divina Comédia das escolasPois é, o deputado mineiro Bruno Siqueira quer proibir [quem é ele?] a distribuição de livros com erros gráficos em escolas mineiras. Mas perai, tem mais! “Livros com conteúdo que apresenta elevado [o que é subjetivo] teor sexual, com descrições de atos obscenos, erotismo e referências a incestos ou apologias e incentivos diretos ou indiretos à prática de atos criminosos também seriam banidos.” [retirado da Fonte lá embaixo]
Sabe o que isso representa? Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Rubem Fonseca, Graciliano Ramos entre outros GÊNIOS, caro leitor, seriam BANIDOS das escolas. Proibidos de serem lidos.  Sabe por que? Porque segundo o deputado, pelo que entendi, os livros estimulam o seguinte;
Caru filhu da púta Bruno Siqueira, cê sabe que o Brasil tem baichos indísses de educassão né?????? Cê sabi que se banir eças obras, tá todu mundo fudido por que agente vai ler o que??? Naum só agente vai ler o que, mais qual o sentido de tudo isso??? Vamu baani livro!!! Já que num dá pra paga pra professor vive, vamu corta o caminho e nem ensinar essas merda!! por que saum só livros num são??? uns pedasso de papel! Entaum cê volte atrás com essa poha de projeto ou eu vo enxer  o seu cú de bala, exprodir brasília, arranca as tripa dessa gentalha e depois, craro, vou voltar pra casa e transar com minha irmã!!!!! Vou discreve pro cê como vo fazer com a vadia: Pegu a boquinha
OPA! Acho que já entendemos…. Mas como você pode ver, Sr. deputado, leitores de Rubem Fonseca, Guimarães e Clarice não são designados a conversar como nosso personagem acima [no mínimo, fazem uma sátira]. Não somos designados a falar “errado” [o que é errado do ponto de vista linguístico, senhor deputado?] E mesmo que fossemos! Mesmo que falassemos “errado”, o que diabos você tem a ver com isso? Normatizar a língua? Tentar transformá-la em um elemento ímpar e imutável de acordo com o seu bel prazer [e óbvio, com o aval dos [maioria; estúpidos] gramáticos e jornalistas mimimimis].
A discussão aqui vai além de proibir obras de COMPROVADO valor cultural e nacional, o que por si só já seria absurdo! A discussão vai até; “o povo tem que falar certo e não pode ter nenhum tipo de visão diferenciada”, por que, afinal, é o que tais obras mostram, não? Uma visão diferente.
“ah, mas clássicos nem deveriam ir pras salas de aula”.
OOOOPA. Perai, essa é uma discussão diferente. Estamos discutindo a proibição e não a escolha por métodos técnicos e “democráticos”. Além de que a proibição não atinge todos os clássicos, apenas os que se colocam nesse critério absurdo.
o deputado pode dizer; “estou tentando preservar a língua nacional!!”. Primeiro que, se for isso, o conceito de língua dele é de uma ignorância assustadora! Depois, proibir livros?! Poha!
“algumas cenas de Rubem Fonseca são assustadoras!” concordo. Mas esse é o objetivo. E isso deve ser explicado em sala de aula por professores preparados e bem remunerados. Não simplesmente deixado de lado.
É muita ignorância e inocência acreditar que os livros podem motivar violência gratuita, sexo forçado – ou qualquer coisa semelhante – e emburramento. É a mesma coisa que apontar jogos como o motivo de assassinatos nas universidades americanas, ou qualquer outra coisa que não exista uma análise criteriosa. O problema, na maioria das vezes, está na pessoa e não no objeto. Isso é tão óbvio que não vou me ater nesse ponto.
Eu poderia apelar – o que seria válido – para a ideia de: puta que o pariu, deputado, vai se preocupar com uma ideia idiota dessa? Tantas coisas pra fazer. Poderia… Mas isso também é óbvio na mente de todos – e pura verdade, claro!
Mas o ponto principal é tem uma galera com visões retrógradas, absurdas e ditatoriais [sim, ditatoriais] que saem atirando pra todos os lados, pois, supostamente, isso atinge a sua moral [e sinceramente, estou pouco me fudendo pra sua moral, deputado] e, sem qualquer estudo prévio sai jogando lei na cara das pessoas e vomitando ideias absurdas.
“aiii… Rubem fonseca tem palavrão, não pode ser lido por estudantes”. Realmente, não pode ser lido no ensino fundamental. Por isso, é direcionado pro ensino médio e convenhamos, a grande maioria desses jovens já sabe muito mais do que está escrito lá. Além de a novela da globo insinuar exatamente a mesma coisa. E mostrar pontos parecidíssimos.
Enfim, acredito que tenha ficado claro o tamanho da ignorância do deputado. Outra coisa, eu realmente estava putíssimo. E isso explica alguns palavrões, mas também são explicados pelo contexto da proibição etc.
FONTE:
http://literatortura.com/2012/04/20/deputado-quer-banir-guimaraes-clarice-mario-rubem-etc-das-escolas/

Nenhum comentário: