Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

sábado, 21 de abril de 2012

Tiradentes A criação de um herói brasileiro

A criação de um herói brasileiro
Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792, no campo da Lampadosa, hoje a praça que leva seu nome. Depois de morto, seu  corpo foi esquartejado e as partes foram espalhadas pela estrada que levava até Ouro Preto. A cabeça foi exposta ao público, espetada num mastro.
Dona Maria I, rainha que condenou Tiradentes à morte, não viveu o suficiente para ver o neto proclamar a independência. Morreu louca, em 1816.  E Tiradentes só virou herói depois da Proclamação da República, em 1898.
Neste De lá Pra Cá, você vai entender como Tiradentes se tornou o maior herói brasileiro e como a história dele ajudou a moldar o ideal brasileiro de República.
Participam do programa os historiadores José Murilo de Carvalho e Mary Del Priore, o advogado Paulo Guilherme Mendonça,  autor do livro O Processo de Tiradentes, e o poeta Domingos Guimaraens.

Apresentação: Ancelmo Gois e Vera Barroso

Nenhum comentário: