Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

domingo, 6 de novembro de 2011

FLIPORTO - Programação Parcial (confiram mais no site)


Congresso Literário


Local: Tenda Principal – Sítio de Seu Reis

Autor Homenageado: Gilberto Freyre

Coordenador Literário: Mário Hélio Gomes

Entrada: Com ingresso ou passporte. Adquira o seu aqui.

11 de Novembro – Sexta-Feira

18h – Conferência de Abertura: DEEPAK CHOPRA: “Cura, transformação e consciência”.
Quando se fala das relações Ocidente-Oriente evocar ou invocar a saúde e a espiritualidade é lugar-comum, e nisto o nome de um médico tão indiano quanto norte- vem fácil à mente: Deepak Chopra, especialista em endocrinologia, e um dos ‘gurus’da autoajuda, gênero que transcende, é claro, a literatura, e o fez best-seller traduzido em mais de trinta línguas. As sete leis espirituais do sucesso, A cura quântica, O efeito sombrae dezenas de outros títulos assim são livros de cabeceira de milhões de pessoas.

12 de Novembro – Sábado

10h – Painel 1: Frei Betto, em conversa com Bia Corrêa do Lago:“O processo da criação literária”.
Carlos Alberto Libânio Christo é um dos intelectuais brasileiros mais admirados no país e no exterior na atualidade. Frei Betto, como é mais simplesmente conhecido, pode ser incluído num grupo raro hoje em dia na literatura: dos autores cujo saber não se faz somente da teoria, mas da praxis viva. O que escreve, em diversos gêneros, exprime os seus conhecimentos de teologia, de antropologia, de filosofia, de jornalismo, de política. Mas a variedade e riqueza do seu trabalho social não ensombrecem o escritor, com mais de 50 livros publicados. E é justamente o escritor, o ‘escritor literário’, que vai conversar com os leitores na Fliporto: como é que compõe suas obras? que processo é este o da criação de textos? Em seguida ao bate-papo, Frei Betto lança Minas do Ouro, seu primeiro romance histórico, e autografa este e outros dos seus livros.
11h30 – Painel 2: Marcos Vinicios Vilaça, em conversa com José Paulo Cavalcanti Filho: “Gilberto Freyre e a amizade como uma das belas artes”.
“Saudemos Murilo/Para quem a amizade é também uma das Belas-Artes/Murilo grande amigo de seus amigos/Delicado fiel atento amigo de seus amigos”. Estes versos de Manuel Bandeira são de uma sua saudação ao poeta Murilo Mendes, mas cabem como uma luva não só ao seu amigo mineiro, mas a outro, de quem foi ainda mais íntimo, o pernambucano Gilberto Freyre. Como Bandeira, Marcos Vinicios Vilaça conheceu de perto o grande sociólogo-antropólogo-escritor que, mais de uma vez, comentou que a ‘camaradagem’ tem sido algo mais frequente no Brasil do que a verdadeira amizade. Apesar disso, Gilberto teve muitos amigos e foi um “delicado fiel atento amigo de seus amigos”. É sobre a amizade com Freyre, da amizade com um escritor específico que trata o painel, mas, sem prejuízo do tema porventura mais geral, o convívio entre escritores. Sobre questões assim: como é possível conviver o solidário no solitário (essencialmente a condição de todo escritor), e como pode haver amizade num meio de tanta competição e vaidades é que conversarão os amigos escritores José Paulo Cavalcanti Filho e Marcos Vinicios Vilaça.
14h30 – Painel 3: Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti, Claudio Aguiar e Kathrin Rosenfield, com mediação de Valéria Torres da Costa e Silva: “Os textos sobre sabores e o sabor dos textos de Gilberto Freyre”.
O escritor que se deliciava com elogios como crianças com caramelos e sorvetes produziu livros que são ricos banquetes de palavras, de ideias, de sugestões. Como se não bastasse, foi pioneiro no Brasil na compreensão exata da importância dos prazeres e dos sabores na cultura. Nos seus livros que podem ser meticulosa e gulosamente lidos em espelho com a mesma atitude e ritmo com que foram escritos as variadas formas de estesia e fruição aparecem em metáforas, metonímias, imagens de muitos tipos. Taste e text em Freyre. “Prosa de quem se espreguiça”. Uma conversa gostosa reúne na mesma mesa: Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti, uma das maiores especialistas na culinária brasileira e pernambucana, o grande romancista Cláudio Aguiar e a ensaísta e tradutora Kathrin Rosenfield, que a partir de uma frase de Guimarães Rosa a respeito de Gilberto Freyre faz sua homenagem: “Homem de espírito e ciência. Grande crítico; e artista.”
16h – Painel 4: Shigeru Suzuki, Dilip Loundo e Marcelo Abreu, com mediação de Maurício Melo Jr.: “Olhares cruzados e compartilhados: do tradutor e do viajante”.
Como um japonês e um indiano veem, sentem, leem Gilberto Freyre e com quais dificuldades se depara quem resolve traduzir o “brasileiro de sua língua”? Os professores Suzuki e Loundo já se acostumaram a responder perguntas assim, e neste painel voltam ao assunto, mas vão além disso: falarão do diálogo entre culturas, das pontes que podem ser erguidas ultrapassando as fronteiras dos idiomas, dos costumes, das mentalidades, e com eles, o jornalista pernambucano Marcelo Abreu que, não satisfeito em percorrer de carro a famosa rota Londres-Kathmandu, resolveu conferir in loco o país mais fechado do mundo: Coréia do Norte.
17h30 – Painel 5: Edson Nery da Fonseca, em conversa com Humberto Werneck:“Gilberto Freyre – um grande sedutor”.
Poucos autores no mundo têm um admirador tão devotado e inteligente quanto Gilberto Freyre encontrou em Edson Nery da Fonseca. É o seu maior e melhor intérprete. Por mais de meio século ele vem escrevendo ensaios sobre o autor e assim tornando mais “claramente visto o lume vivo” de suas obras. Fez-se também o seu “miglior fabbro”, com as diversas obras dele que organizou. Edson consegue, na verdade, transmitir, de modo enfático e empático a permanente sedução dos textos e da personalidade de Gilberto. Nesta conversa, que precede o lançamento do livro em que reúne seus estudos freyrianos, ao gosto da retrospectiva se une o da perspectiva aguda e sensível de um escritor-leitor-bibliotecário que toca um livro como um ser vivo e encanta e seduz o seu público decerto com o mesmo magnetismo que exalta em Freyre.
19h – Painel 6: Derek Walcott, Prêmio Nobel de Literatura, conferência:“O Viajante Afortunado – uma noite de poesia com Derek Walcott. Marcus Accioly apresenta o poeta de Santa Lúcia ao público de Olinda”
Derek Walcott é um poeta extraordinário que o Brasil “apenas” conhece, de Omeros. Nesse livro a poesia épica mostra-se com original e rica atualidade. Mas o poeta requinta-se com a mesma força nos gêneros dramático e lírico; e além de exercer-se bem na pintura, o autor é também grande conferencista. Na sua conferência na Fliporto ele vai mostrar aquela mesma “sensação de infinito corporificado na linguagem” a que se referiu Joseph Brodsky quando escreveu sobre sua poesia.

13 de Novembro – Domingo

10h – Painel 7: Gonçalo M. Tavares e Fernando Báez, com mediação de Nelson de Oliveira:“Como e porque sou escritor”.
Há tempos já quase ninguém cita a ideia antiga de que ser escritor é uma vocação ou até quase uma fatalidade, desde o berço; enquanto cientistas e filósofos se formam, isto é, são mais do que natos. Nem é mais corrente uma pergunta que se repetia muito em inquéritos nas décadas passadas: “por que você escreve?” Na atualidade, vai-se além: a ensinar como se fazer escritor. Neste painel as duas questões estão presentes, implicítas e explícitas, e não se excluem: como nasce um escritor e como se faz um escritor, da descoberta à formação e desenrolar da escrita, da leitura, da publicação, do reconhecimento, da razão e do modo, afinal de contas, o que vem a ser mesmo um escritor?
11h30 – Painel 8: Silio Boccanera, em conversa com Geneton Moraes Neto:“Terrorismo real e fictício, antes e depois do 11 de setembro”.
O duplo jogo que anima o jornalismo e a literatura é sempre o da realidade e da ficção, sejam quais forem as suas formas, e mesmo que se separem ou se superem suas ambiguidades e contradições. Por isso é tão recorrente a menção ao tópico: a realidade tão incrível quanto a mais extraordinária ficção, a ficção que se faz tão viva que supera a realidade. Silio Boccanera traduziu com muita habilidade tudo isso num romance, que é o mote para discutir uma década de um certo acontecimento em 11 de setembro que parecia um conto cheio de som e fúria, mas que revelou o quanto a realidade pode ser sempre mais brutal que supõe o homem, daí a verdade sussurrada por Eliot: “Go, go, go, said the bird: human kind
 can not bear very much reality.”
14h – Painel 9: Ryoki Inoue, Nelson Motta, Raimundo Carrero e Joca Souza Leão, com mediação de Maurício Cruz:“Aventuras e rotinas da literatura: as múltiplas identidades do escritor”.
Aventura e rotina é título de um livro de viagem publicado há meio século por Gilberto Freyre e considerado por muitos o mais estético dos seus textos. O painel trata não dele nem das viagens que fez, mas das viagens literárias, dentro de cada um dos autores, num jogo de esconde-esconde, e de revelações, sem deixar de lado as crises hamletianas que acometem todos os que escrevem, como a questão de ser e não ser escritor. O que há de aventureiro e de rotineiro em tudo isso? Quantas legiões de ‘demônios’ habitam um escritor? Neste painel de debate os depoimentos serão tão múltiplos quanto os expoentes: um escritor recordista mundial com mais de mil livros publicados; um ficcionista, que também é jornalista, roteirista, biógrafo, compositor e produtor musical; um romancista-e-jornalista-professor-de- oficinas-literárias e um publicitário-cronista.
17h – Painel 10: Mamede Jarouche, Ioram Melcer e Edwin Williamson, com mediação de Rogério Pereira:“As 1001 noites (d)e Jorge Luis Borges”.
Os incontáveis dias e as inumeráveis noites que compõem as tantas vidas de um escritor como Jorge Luis Borges poderiam enredar um labirinto de espelhos em que se encontrassem o seu biógrafo Edwin Williamson, e os tradutores Mamede Jarouche e Ioram Melcer. Que melhor lugar para esse encontro que na biblioteca de babel de um congresso literário? Mamede, que traduziu As mil e uma noites diretamente do árabe para o português, mas que também verteu para o árabe o argentino Borges, tem muito o que conversar com o hispanista Edwin e o israelense Ioram que está acostumado em sonhar em muitas línguas como Burton.
19h – Painel 11: Tariq Ali, em conversa com Silio Boccanera:“Paquistão-Afeganistão – equívocos na guerra ao terror – Obama imita Bush”.
De origem paquistanesa, mas formação britânica, o escritor Tariq Ali é um dos mais autorizados e duros analistas da relação Ocidente-Oriente. Sua obra de romancista e de crítico político e social já tem mais de uma dezena de títulos traduzidos ao português. Ele integra aquele grupo especial de intelectuais definidos por Osman Lins – dos que não silenciam sobre seu tempo. Recentemente Tariq tem discutido o que chama de “síndrome Obama”, um presidente rendido na própria casa, mas que insiste em manter guerras no exterior.

14 de Novembro – Segunda-Feira

10h30 – Painel 12: Fernando Morais, Leandro Narloch e Samarone Lima, com mediação de Vandeck Santiago:“América Latina: para além do bem e do mal”.
Exatamente 25 anos depois de ter lançado A Ilha, um livro-reportagem que se pode considerar um clássico a respeito de Cuba, Fernando Morais novamente volta os olhos para lá, e publica Os últimos soldados da Guerra Fria. Quase ao mesmo tempo, outro jornalista, Leandro Narloch lança (em coautoria com Duda Teixeira) o Guia politicamente incorreto da América Latina, em que desanca certos heroísmos associados a personagens como Allende, Guevara e Castro. Para esquentar ainda mais o debate sobre visões tão distintas do mesmo mundo ninguém melhor do que o jornalista Samarone Lima, autor também de livro-reportagem sobre Cuba com grande repercussão: Viagem ao crepúsculo.
14h30 – Painel 13: Nelson Pereira dos Santos, Guel Arraes, Tizuka Yamasaki e Zeneida Lima, com mediação de Alexandre Figueiroa:“Como o cinema e a TV reescrevem a literatura”.
Nelson Pereira dos Santos é membro da Academia Brasileira Letras, mas, muito antes disso, o seu nome (isto é, o seu cinema) já era inseparável da literatura: Vidas secas, Jubiabá, A terceira margem do rio são alguns dos títulos que ganharam voz e movimento na tela grande pela sua direção segura. O seu bom gosto por escritores também alcança os documentários que fez sobre Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda. Guel Arraes é outro que renova a linguagem da TV e do cinema, e por que não dizer?, deu um novo frêmito a obras quase clássicas como Auto da compadecida e O bem amado. Como eles, Tizuka Yamasaki se alimenta na fonte de juventa da literatura, e a prova mais recente disso é a adaptação do livro de uma escritora amazonense, Zeneida Lima, que conversa com esses cineastas, ao vivo, sobre o universo mágico das letras e das imagens.
17h – Painel 14: Abdel Bari Atwan, em conversa com Geneton Moraes Neto:“A Primavera Árabe: o que está certo, o que está errado e no que isso vai dar”.
Atwan tem novo livro a caminho: Al-Qaeda – a nova geração. Ninguém conhece mais do que ele esse assunto, pois não só é autor de A história secreta da Al-Qaeda (há edição brasileira), conseguiu a façanha de entrevistar, em 1996, no Afeganistão, o líder terrorista mais famoso de todos os tempos, Osama Bin Laden, e privou de sua companhia durante três longos dias. Ele vai contar essa experiência e qual avalia que será o futuro da Al-Qaeda depois da morte do seu mais temido líder, tudo sob o manto do assunto mais quente do mundo árabe no momento: as turbulências que estão derrubando governos e que o Ocidente batizou de Primavera.
19h – Painel 15: Joumana Haddad, em conversa com Silio Boccanera:“Quem é a nova mulher árabe”.
A poetisa, tradutora e jornalista libanesa Joumana Haddad estreou como autora no Brasil com Eu matei Sherazade. O livro é um tipo muito especial de libelo e de manifesto a favor da liberdade. Autodefinida como ‘cidadã do mundo’ e crítica ferrenha das religiões, Joumana vira pelo avesso os estereótipos e preconceitos, e mostrará, numa conversa franca, que nova mulher árabe é essa, sem medo de ser feliz, sem véus, e de corpo inteiro.

15 de Novembro – Terça-Feira

10h – Painel 16: Vamireh Chacon, José Carlos Venâncio e Angel Espina, com mediação de João Cezar de Castro Rocha:“Lusotropicalismo é ciência ou literatura?”.
O mundo que Gilberto Freyre criou para o ‘tropicalismo’ ia muito além do Brasil e de Portugal e suas colônias, alcançava a África, a Ásia, e, desde cedo, ele entendeu que mais que lusotropicalismo, deveria falar mesmo de um hispanolusotropicologia, ou, como talvez seja mais exato, um iberotropicalismo. Nunca faltaram, porém, críticas às suas ideias. Críticas políticas, científicas, técnicas. Três professores – do Brasil, de Portugal e da Espanha – vão finalmente responder o que é e, sobretudo, pra que serve a teoria mais controvertida do autor de Casa-grande & senzala.
11h30 – Painel 17: Cyril Pedrosa, Walther Moreira Santos e Frederico Barbosa, com mediação de Manuel da Costa Pinto:“Imagem, palavra, impacto: poesia, prosa de ficção e HQ”.
O que um animador dos estúdios Disney e quadrinista francês tem em comum com um poeta e um romancista e ilustrador brasileiros? Ou melhor, como sintonizar o ‘incomum’ da poesia, da prosa de ficção e da História em Quadrinhos? Algumas palavras são chaves nisso: narrativa e imagem. Como cada um trabalha e qual o impacto próprio dos seus gêneros e quais os jardins onde esses caminhos se encontram e se bifurcam é parte desse debate.
14h – Painel 18: José Roberto Teixeira Leite, Jacinto Rego de Almeida e Manuel da Costa Pinto, com mediação de Samuel León:“Literatura, história e imaginação – o vivido, o fictício e suas fissões”.
O português Fernão Mendes Pinto, considerado por Gilberto Freyre, o melhor escritor em língua portuguesa, tinha uma imaginação tão poderosa que foi rebatizado de modo malicioso a partir de um pseudo-diálogo com o seu nome: Fernão! Mentes? Minto. Se em italiano fosse possível trocadilho semelhante o mesmo seria dito de Marco Polo. O crítico e historiador da arte Teixeira Leite vai tratar de coisas assim, e na mesma trilha, mas por outras vias, o romancista português Rego de Almeida fala de personagens reais que se reinventam em seus romances, e o crítico literário Manuel da Costa Pinto conta da viagem do argelino Albert Camus ao Brasil: “A vida rente ao chão: Camus, o Brasil e a viagem a Iguape”.
16h – Painel 19: Sonia Sales, Alice Ruiz e Raimundo Gadelha, com mediação de Marcelo Pereira:“O Oriente é aqui: formas e inspirações do Japão e da China na poesia brasileira”.
Por que razão o haicai e outras fôrmas japonesas de poesia resultaram num culto tão apaixonado no Brasil? E a poesia chinesa, por que não exerce uma influência semelhante? Gadelha e Ruiz têm muito a dizer de Issa, Bashô e outros poetas, além do seu próprio modo oriental-ocidental de estudar e recriar gêneros tão tradicionais e plásticos. Sonia Sales, que desfruta igualmente do chinês e do japonês como poetisa tem estendido sua pesquisa além das fronteiras da literatura, mostrando em suas pesquisas como o Brasil e o Oriente estão muito mais próximos do que pode supor a vã filosofia do senso comum.


17h30 - Painel 20: Raul Lody, Fátima Quintas e João Cezar de Castro Rocha, com mediação de Cristiano Ramos:“Gilberto Freyre lido com paixão: as raízes das admirações e rivalidades literárias”
20h - Encerramento: João Signorelli:“Gandhi – um líder servidor”

Fliporto Digital


Local: Biblioteca Pública de Olinda | Av Liberdade, 100 – Parque do Carmo – Olinda

Homenageados: Sílvio Meira e Luciano Meira

Coordenadora: Cláudia Cordeiro

Entrada: Franca

11 de Novembro – Sexta-Feira

  • 10h30 - Abertura: Inauguração do espaço pelo Curador da Fliporto Antônio Campos com discurso de apresentação dos homenageados Sílvio Meira e Luciano Meira.
  • 11h - Palestra: SILVIO MEIRA e LUCIANO MEIRA, “O livro vira rede e a aprendizagem vira jogo”
  • 11h40 -ROBERTO BAHIENSE , Nuvem de Livros. Apresentação do projeto Gol Mobile – Participação: Antônio Campos.

12 de Novembro – Sábado

  • 13h45 - SÍLVIA VALADARES – Apresentação do Windows Fone 7 com o Pernambucanidade em Jogo (projeto da Fliporto Digital) - Participação: Lídia Freitas e Izabel Grizzi

13 de Novembro – Domingo

  • 12h30 - DIEGO MELO: Apresentação do Mix Leitor D, versão 2011

14 de Novembro – Segunda-Feira

  • 13h – Sorteio de brindes

15 de Novembro – Terça-Feira

  • 13h –Lançamentos do Livro “OS CEM MELHORES DO TOC140, 2011” – Carpe Diem e Editora Fliporto e do DVD 5º. PRÊMIO INTERNACIONAL POESIA AO VÍDEO
  • 14h –Final da Maratona Premiada do Conhecimento Literário – Pernambucanidade em Jogo.
  • 15h –Festa de Prêmios: Entrega dos prêmios aos vencedores do Prêmio Maximiano Campos de Literatura; do 5º Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo; TOC 140 – Literatura no Twitter – ANO II e da Maratona Premiada do Conhecimento Literário.

Exposições


Local: Biblioteca Pública de Olinda | Av Liberdade, 100 – Parque do Carmo – Olinda

Entrada: Franca

Exposições digitais interativas:

1. “Olinda Secreta”, Marcus Prado. “Olinda, traços do passado, cores do presente” – baseada no livro de Edvaldo Arlego. Fotos de Marcus Prado. Pernambuco em Miniquadros – Mostra do Centro Cultural Correios. Coleções Antônio Campos e Dora Dimenstein (Tour Virtual 360 graus). HP Touch – Projeção em telão.

2. E-books: Os cem melhores do TOC140 (2010 e 2011); Clarice Lispector, uma geografia fundadora, de Antônio Campos, coleção Pernambuco em Antologias: Pernambuco, Terra da Poesia, de Antônio Campos e Cláudia Cordeiro. Cronistas Pernambucanos, Antônio Campos e Luiz Carlos Monteiro, Panorâmica do Conto, Antônio Campos e Cyl Gallindo e clássicos da Literatura Brasileira. (Bluetooth para download).

Disponibilização de jogos e produtos da Microsoft, Joy Street, Gol Mobile, e do MIX leitor D – nos estandes

Em dois monitores LCD o visitante terá:

1. Retransmissão pela Internet de todas as palestras da programação literária;

2. Exibição das edições vencedoras 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011 do Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo.

Oficinas


Local: Olinda Digital – Microsoft Innovation Center Manager – Pernambuco / Brasil
Endereço: Rua Manoel Borba, 270, Umuarama, Olinda – PE
Para mais informações acesse a página de Oficinas da Fliporto.
Comunicação Virtual – como trabalhar sua imagem e divulgar seu trabalho utilizando a internet
Instrutora: Viviane Enomoto – Assessora de Comunicação do Microsoft Innovation Center Pernambuco. Graduada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Foco em comunicação para empresas de base tecnológica e inserção e gerenciamento de mídias sociais.

Programação:O que é Web 1.0, 2.0, 3.0… conceitos, características e mitos. A importância da comunicação web para um produtor independente. Como utilizar as redes sociais para fins profissionais. Twitter, Facebook, Linkedin, Orkut… qual a diferença entre eles e em quais devo concentrar minhas ações? Etiqueta virtual: o que fazer e o que NÃO fazer para transmitir a mensagem desejada ao público.

Objetivo:Propiciar aos participantes o conhecimento básico de atuação no ambiente online, mostrar a importância da etiqueta virtual e a necessidade do posicionamento profissional na web.

Carga horária: 4 horas.

Windows Phone 7 – a nova plataforma mobile da Microsoft
Instrutor: Edenilson Silva -Desenvolvedor do Microsoft Innovation Center Pernambuco com foco em desenvolvimento em Windows Phone 7 com a tecnologia SilverLight.

Programação:

  • Apresentação do Windows Phone
  • Conceitos sobre a interface gráfica.
  • O que tem de novo no Windows Phone Mango.
  • Desenvolvimento com Silverlight.
  • Marketplace, como vender uma aplicação.

Objetivo:Mostrar aos participantes como é possível desenvolver um aplicativo para WP7 e vendê-lo para o mundo através do Marketplace (loja virtual da Microsoft).

Carga horária: 4 horas.


Fliporto Criança


Local: Parque do Carmo – Olinda

Homenageado: Malba Tahan

Coordenador Executivo: Pedro Ivo

Coordenador Literário: Antônio Nunes “Tonton”

Entrada: Franca

11 de Novembro – Sexta-Feira

Tenda Principal
  • 14h – Contação de Histórias (CPRH)
  • 15h – Papo com o Autor – Anna Paula Brito e Socorro Miranda (lançamento de livro)
  • 16h – Lançamento da Revista Troca-troca (Prefeitura Municipal de Olinda)
  • 17h – Papo com o Autor – Maria Soares e Melchíades Montenegro (lançamento de livro)
Tenda Beremiz Samir – Oficinas
  • 16h – “Bingo dos Números Naturais” – Profª Audênia de Andrade Lima – SEDO
  • 17h – “Bingo dos Números Naturais” – Profª Audênia de Andrade Lima – SEDO
  • 18h –“Calculando no Soroban como Aprendi com Malba Tahan”- Profª Juvi Passos – SEDO
Tenda Scheherazade – Contação de histórias
  • 16h às 19h – Vinicius Viramundos – Recife

Espaço interativo – Jogos
  • 16h às 19h – Jogos gigantes baseados no livro “O homem que calculava”
Lançamentos – Tenda Principal

10h – Socorro Miranda
Título: Bolinha de pelo, um cão guia especial (em Braille)
Edição: Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado (PE)

17h – Melchíades Montenegro
Título: Histórias que o tempo esqueceu
Edição do Autor

12 de novembro – Sábado

Tenda Principal
  • 9h – Contando e Contando Histórias – O macaco e a velha
  • 10h – Papo com o Autor – Solange Lasalvia e Marlene de Fátima Gonçalves (Lançamento de livro)
  • 11h – Histórias de Gilberto Freyre (FGF)
  • 14h – Se ilustra com… – Lápis de Cor (Fábio Rafael)
  • 15h – Para gostar de ler – Ruth Rocha (CCLF e Bibliotecas Públicas)
  • 16h – Contos tradicionais – Africanos (CCLF e Bibliotecas Públicas)
  • 17h – Papo com o Autor – Nilson Machado (lançamento de livro)
  • 18h – Diálogos Fliporto – Retrospectiva e avaliação sintética do conteúdo apresentado ao longo do dia e recomendações do que vem no dia seguinte
  • 19h – Teatro e Literatura: O bagre Peixoto (Educação ambiental)
  • 20h – Ritmos do mundo – África (Boca Coletiva)
Tenda Beremiz Samir – Oficinas
  • 9h – Comidas Orientais – Faculdade de Gastronomia Boa Viagem -FBV
  • 10h – Comidas Orientais – Faculdade de Gastronomia Boa Viagem – FBV
  • 11h – Comidas Orientais – Faculdade de Gastronomia Boa Viagem – FBV
  • 14h – “Oficina de Xadrez” – Prof Pedro Botelho – SEDO
  • 15h – “Oficina de Xadrez” – Prof Pedro Botelho – SEDO
  • 16h – “Brincando e calculando com Malba Tahan”- Profª Maria do Carmo – SEDO
  • 17h – “Pintando o Sete do Tangran e Fazendo Arte como fez Malba Tahan”- Profª Joseilda Machado – SEDO
  • 18h – “Pintando o Sete do Tangran e Fazendo Arte como fez Malba Tahan”- Profª Joseilda Machado – SEDO
  • 19h – Ensinando Matemática com Jogos em Sucata – Profª Aurea Carlos – SEDO
  • 20h – Ensinando Matemática com Jogos em Sucata – Profª Áurea Carlos – SEDO
Tenda Scheherazade – Contação de histórias
  • 9h às 12h – Biblioteca Pública Municipal Joaquim Nabuco – Ipojuca – Contadeiras de “Quim Quim”
  • 14h às 21h – Biblioteca Pública Municipal Joaquim Nabuco – Ipojuca – Contadeiras de “Quim Quim”
Espaço interativo – Jogos
  • 16h às 19h – Jogos gigantes baseados no livro “O homem que calculava”
A carroça itinerante
  • 9h às 12h e 18h às 20h – “Uma linda carroça que circula por todo o parque e que, a cada parada, onde houver concentrações de público, realiza contação de histórias”
Lançamentos – Tenda Principal

10h – Marlene de Fátima Soares
Títulos: A bruxa Catuxa e Bichinhos do vizinho
Editora: Bagaço (PE)

17h – Nilson Machado
Títulos: Bichionário e Lua e Sol
Editora: Escritinha (SP)

13 de novembro

Tenda Principal
  • 9h – Programa ao Vivo da Rádio Comunitária do Amparo – Cantigas de Roda
  • 10h – Papo com o Autor – Valdir Oliveira
  • 11h – Atividade “Deu a louca nos contos de fada!” – Profª. Lucinda Maria Trindade de Araújo – SEDO
  • 14h – Se ilustra com… – Aquarela (Emerson Pontes)
  • 15h – Para gostar de ler – Ana Maria Machado (CCLF e Bibliotecas Públicas )
  • 16h – Contos tradicionais – Indígenas (CCLF e Bibliotecas Públicas )
  • 17h – Papo com o Autor – Pablo Bernasconi (lançamento de livro)
  • 18h – Diálogos Fliporto – Retrospectiva e avaliação sintética do conteúdo apresentado ao longo do dia e recomendações do que vem no dia seguinte
  • 19h – Teatro e Literatura: Teatro de Sombras – contos tradicionais chineses
  • 20h – Ritmos do mundo – Baile dos Seres Imaginários
Tenda Beremiz Samir – Oficinas
  • 9h – “Jogos Matemáticos e Dobraduras” – Profª Lúbia Melo – SEDO
  • 10h – “Jogos Matemáticos e Dobraduras” – Profª Lúbia Melo – SEDO
  • 11h – “Trabalhando Jogos Matemáticos com Material Reciclável” -Profª Maria Carneiro e Edione Souza – SEDO
  • 14h – “Trabalhando Jogos Matemáticos com Material Reciclável” -Profª Maria Carneiro e Edione Souza – SEDO
  • 15h – “Origami e Formas Geométricas” – Profª Lyza Souza – SEDO
  • 16h – “Origami e Formas Geométricas” – Profª Lyza Souza – SEDO
  • 17h – “Trabalhando a Matemática Através do Tangran” – Profª Wanusa Pinto – SEDO
  • 18h – “Trabalhando a Matemática Através do Tangran” – Profª Wanusa Pinto – SEDO
  • 19h – “Números Lógicos” – Prof Roberto – SEDO
  • 20h – “Números lógicos” – Prof Roberto – SEDO
Tenda Scheherazade – Contação de histórias
  • 9h às 12h – Biblioteca Pública Municipal Hercília Bezerra Bandeira de Melo – Igarassu
  • 14h às 21h – Biblioteca Pública Municipal Hercília Bezerra Bandeira de Melo – Igarassu
Espaço interativo – Jogos
  • 16h às 19h – Jogos gigantes baseados no livro “O homem que calculava”
A carroça itinerante
  • 9h às 12h e 18h às 20h – “Uma linda carroça que circula por todo o parque e que, a cada parada, onde houver concentrações de público, realiza contação de histórias”
Lançamentos – Tenda Principal

17h – Pablo Bernasconi
Título: Hipo pode nadar e Rebelião em Tortoni
Editora: Girafinha (SP)

14 de novembro

Tenda Principal
  • 9h – Contando e Contando Histórias – As aventuras da bruxinha Tina
  • 10h – Papo com o Autor – Leda Sellaro, Franco e Aline Dantas (lançamento de livro)
  • 11h – Mais histórias de Gilberto Freyre (FGF)
  • 14h – Se ilustra com… – Colagens (Walther Moreira Santos)
  • 15h – Para gostar de ler – Rubens Rocha Filho (CCLF e Bibliotecas Públicas)
  • 16h – Contos tradicionais – Ancestrais (China, Índia e Árabes) – (CCLF )
  • 17h – Papo com Autor – Telma Brilhante e Luciene Freitas
  • 18h – Diálogos Fliporto – Retrospectiva e avaliação sintética do conteúdo apresentado ao longo do dia e recomendações do que vem no dia seguinte
  • 19h – Teatro e Literatura: Para sempre Patativa
  • 20h – Ritmos do mundo – Índia (Marcus Vinícius).
Tenda Beremiz Samir – Oficinas
  • 9h – “Jogando com os Números”- Profª Paula Nascimento – SEDO
  • 10h – “Oficina de jogos” – Profª Joane Borges – SEDO
  • 11h – “Oficina de jogos” – Profª Joane Borges – SEDO
  • 14h – “Aprendendo Matemática com Brincadeiras Infantis” – Profª Andréa Patrocínio – SEDO
  • 15h – “Boliche das Formas Geométricas” – Profª Ana Santana – SEDO
  • 16h – “Boliche das Formas Geométricas” – Profª Ana Santana – SEDO
  • 17h – “Trabalhando Jogos Matemáticos com Material Reciclável” -Prof Edson Filho – SEDO
  • 18h – “Trabalhando Jogos Matemáticos com Material Reciclável” -Prof Edson Filho – SEDO
  • 19h – “Aprendendo Simetria Através do Desenho Artístico” – Profª Maria Silva – SEDO
  • 20h – “Aprendendo Simetria Através do Desenho Artístico” – Profª Maria Silva – SEDO
Tenda Scheherazade – Contação de histórias
  • 9h às 12h – Biblioteca Municipal Antonino Macedo (Ilha de Itamaracá)
  • 14h às 18h – Biblioteca Municipal Antonino Macedo (Ilha de Itamaracá)
  • 19h às 21h – Biblioteca de Olinda
Espaço interativo – Jogos
  • 16h às 19h – Jogos gigantes baseados no livro “O homem que calculava”
A carroça itinerante
  • 9h às 12h e 18h às 20h – “Uma linda carroça que circula por todo o parque e que, a cada parada, onde houver concentrações de público, realiza contação de histórias”
Lançamentos – Tenda Principal

10h – Franco e Aline Dantas
Título: O carneirinho inteligente
Editora: Porto de Ideias (SP)

15 de novembro

Tenda Principal
  • 9h – Programa ao Vivo da Rádio Comunitária do Amparo – Parlendas
  • 10h – Papo com Autor – Paulo Caldas e Rosângela Lima
  • 11h – “Histórias de Malba Tahan” - (FOCCA))
  • 14h – Se ilustra com… – Nanquim (Cleto Campos)
  • 15h – Para gostar de ler – Elita Ferreira (CCLF)
  • 16h – Contos Modernos – (CCLF)
  • 17h – Papo com o Autor – Lygia Boudoux e Carlos Mourão (lançamento de livro)
  • 18h – Diálogos Fliporto – Retrospectiva e avaliação sintética do conteúdo apresentado ao longo do dia e conclusões do evento.
  • 19h – Teatro e Literatura: Contação de Histórias (CPRH)
  • 20h – Ritmos do mundo – Brasil (Movimento Pró-Criança
Tenda Beremiz Samir – Oficinas
  • 9h – “Contos e Representações Matemáticas” – Profª Simone Melo – SEDO
  • 10h – “Jogos na Educação Matemática” – Profª Neilza Silva – SEDO
  • 11h – “Jogos na Educação Matemática” – Profª Neilza Silva – SEDO
  • 14h – “Jogando e Calculando com Material Dourado,Criando e Reciclando com Malba Tahan” – Profª Emanuelle Rêgo – SEDO
  • 15h – “Oficina de jogos” – Profª Geane Melo – SEDO
  • 16h – “Oficina de jogos” – Profª Geane Melo – SEDO
  • 17h – “Aprender Matemática Brincando”- Profª Maria Silva – SEDO
  • 18h – “Aprender Matemática Brincando” – Profª Maria Silva – SEDO
  • 19h – “Ensinando Matemática com Jogos em Sucata” – Profª Inajá Moura – SEDO
  • 20h – “Ensinando Matemática com Jogos em Sucata” – Profª Inajá Moura – SEDO
Tenda Scheherazade – Contação de histórias
  • 9h às 12h – Biblioteca Municipal de Tamandaré Profª Rivalda Necir do Nascimento – Tamandaré
  • 14h às 21h – Biblioteca Municipal de Tamandaré Profª Rivalda Necir do Nascimento – Tamandaré
Espaço interativo – Jogos
  • 16h às 19h – Jogos gigantes baseados no livro “O homem que calculava”
A carroça itinerante
  • 9h às 12h e 18h às 20h – “Uma linda carroça que circula por todo o parque e que, a cada parada, onde houver concentrações de público, realiza contação de histórias”
Lançamentos – Tenda Principal

17h – Carlos Mourão
Título: João, o menino do olhão
Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura Infantil (CE)

Fliporto Nova Geração


Local: Tenda Nova Geração – Praça do Carmo

Autor Homenageado: Malba Tahan

Coordenador Literário: Antônio Nunes “Tonton”

Entrada: Franca

11 de novembro – Sexta-Feira

Tenda Nova Geração
  • 15h – Colégio Cognitivo : Descobrindo escritores – Lançamento de Livro
  • 16h – Emerson Pontes: Performance de Ilustrador
  • 17h – Antônio Nunes: Lançamento do Blog e do Projeto Nova Geração
  • 17h3 – André Pereira Neto: Lançamento da Nova Homepage Oficial da Vida e Obra de Malba Tahan

12 de novembro – Sábado

Tenda Nova Geração
  • 9h – Antonio Guinho: Contos Tradicionais Budistas
  • 10h – Mamede Jarouche e Cristina Huggins: Ofício de Tradutor
  • 11h – CCLF: Projetos Sociais Locais
  • 14h- Braga Câmara: Performance de Ilustrador
  • 15h – Janaina Calazans: Papo com o autor e lançamento de livro
  • 15h30 – A Fliporto convida a FNLIJ: Formação de Leitores Literários e FNLIJ: Quatro décadas promovendo a Literatura Infantil e Juvenil
  • 17h – Premiados CEPE: Papo com o Autor e lançamento de livro
  • 17h30 – Sônia Freyre e Rodrigo Alves Ribeiro:De menino a homem – a juventude e a obra Freyriana – Sessão de Homenagem a Gilberto Freyre
  • 18h30 – Maria Paula e Inês Stanisiere com mediação de Antonio Nunes:Processos de Criação dos Ofícios Literários Escritoras
  • 20h – Grupo Choramingado SESC: Diversidade de Cenários Musicais

13 de novembro – Domingo

Tenda Nova Geração
  • 9h – Performance de Ilustrador – Thaís Linhares (ilustradora da obra de Malba Tahan)
  • 10h: Teatro Cultura e Cidadania (Grupo FOCCA) O julgamento de Cajuí, baseado na obra Geografia da Fome de Josué de Castro
  • 11 h – CCLF: Projetos Sociais Locais
  • 14 h – Dave Santana (ilustrador da obra de Gilberto Freyre): Performance de Ilustrador
  • 15h – Mauricio Melo: Papo com o Autor
  • 15h30 – A Fliporto convida as bibliotecas e as famílias: Bibliotecas na Escola e a presença e o papel dos pais na formação de novas gerações de leitores: Formação de Leitores Literários
  • 17h – Inês Stanisiere (lançamento de livro): Papo com o Autor
  • 17h30 – Cristiane Coppe de Oliveira e André Pereira Neto: Sessão de Homenagem a Malba Tahan – De Julinho à Malba Tahan
  • 18h30 – Gonçalo Tavares e Nilson Machado com mediação: Janaina Calazans: Processos de Criação dos Ofícios Literários Escritores
  • 20h – Banda Feminina Soka Gakkai: Diversidade de Cenários Musicais

14 de novembro – Segunda-Feira

Tenda Nova Geração
  • 9h – Luciano Félix: Performance de Ilustrador
  • 10h – Marcus Accioly e Felipe Jr.: Papo de Trovador
  • 11h – CCLF: Projetos Sociais Locais
  • 14h – Miguel Falcão: Performance de Ilustrador
  • 15h – André Resende: Papo com o Autor
  • 15h30 – A Fliporto convida os educadores: As contribuições da Literatura à Educação: a matemática na obra de Malba Tahan com Cristiano Coppe de Oliveira: Formação de Leitores Literários
  • 17h – Zeca Fonseca: Papo com o Autor com lançamento de livro
  • 17h30 – ALEPE: Segunda Cultural
  • 18h30 – Ilustradores: Thaís Linhares e Dave Santana com mediação de Miguel Falcão: Processos de Criação dos Ofícios Literários
  • 20h – Blues e Jazz – Mabombe: Diversidade de Cenários Musicais

15 de novembro – Terça-Feira

Tenda Nova Geração
  • 9h – Emerson Fialho: Performance de Ilustrador
  • 10h – Grupo FOCCA – Teatro Cultura e Cidadania: Severinos além das cercas nordestinas, baseado na obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto
  • 11h – CCLF: Projetos Sociais Locais
  • 14h – João Lin: Performance de Ilustrador
  • 15h: Papo com o Autor – Sônia Carneiro Leão
  • 15h30 – A Fliporto convida a juventude: O quê a juventude tem a dizer? Com mediação CCLF: Formação de Leitores Literários
  • 17h – Walther Moreira Santos: Papo com o Autor com lançamento de livro
  • 17h30– Antonio Nunes: Descortinando Novos Horizontes: A curadoria literária da Fliporto Nova Geração – o processo de curadoria de eventos literários e a avaliação com os participantes
  • 18h30 – Cyril Pedrosa e Pablo Bernasconi com mediação: Bia Wilcox: Processos de Criação dos Ofícios Literários Ilustradores
  • 20h – Movimento Pró-Criança: Diversidade de Cenários Musicais
      • Gilbertianas Brasileiras, de Geneton Moraes Neto
      • O Mestre de Apipucos, de Joaquim Pedro de Andrade
      • Oh de Casa, de Kátia Mesel
      • Assombrações do Recife Velho, Luni Produções
      • Soneto do Desmantelo Blue, de Cláudio Assis
      • O Recife em Mim, de Mayra Rossiter, Maria Isabel Chaves e Raquel Carneiro Leão
      • Coisas do Além e do Recife Também, de Marcela Alves, Mariana Lins e Rubem Carneiro
      • A Luz de uma Mulher, de Valdir Oliveira
      • Casa Grande & Senzala – Parte I – Gilberto Freyre, o Cabral Moderno – Direção: Nelson Pereira dos Santos
      • Casa Grande & Senzala – Parte II – A Cunhã, Mãe da Família Brasileira – Direção: Nelson Pereira dos Santos
      • Casa Grande & Senzala – Parte III – Português, o Colonizador dos Trópicos – Direção Nelson Pereira dos Santos
      • Casa Grande & Senzala – Parte IV – A Influência dos Negros – Direção: Nelson Pereira dos Santos
      • Romance -Direção: Guel Arraes
      • Às Margens do Rio Sagrado – Direção: Deepa Mehta
      • Balzac e a Costureirinha Chinesa – Direção: Dai Sijie
      • Paradise Now – Direção: Hany Abu-Assad
      • Gilbertianas Brasileiras, de Geneton Moraes Neto
      • O Mestre de Apipucos, de Joaquim Pedro de Andrade
      • Oh de Casa, de Kátia Mesel
      • Assombrações do Recife Velho, Luni Produções
      • Programas de TV – A Hora da Estrela; O Condomínio; Comédia da Vida Privada
      • Gaijin, os Caminhos da Liberdade – Direção: Tizuka Yamazaki
      • Gaijin, Ama-me como Sou – Direção: Tizuka Yamazaki
      • Sud Pralad (legendas em inglês) – Direção: Apichatpong Weerasethakul
      • Amor à Flor da Pele – Direção: Wong Kar-Wai
      • Passagem para a Índia – Direção: David Lean
      • Soneto do Desmantelo Blue, de Cláudio Assis
      • O Recife em Mim, de Mayra Rossiter, Maria Isabel Chaves e Raquel Carneiro Leão
      • Coisas do Além e do Recife Também, de Marcela Alves, Mariana Lins e Rubem Carneiro
      • A Luz de uma Mulher, de Valdir Oliveira
      • JMB, o Famigerado – Direção: Luci Alcântara
      • Canções do Exílio – Direção: Geneton Moraes Neto
      • O Mahabharata – Parte I – O jogo dos dados – Direção: Peter Brook
      • O Mahabharata – Parte II – Exílio na floresta -Direção: Peter Brook
      • O Mahabharata – Parte III – Guerra – Direção: Peter Brook
      • Gaijin, os Caminhos da Liberdade – Direção: Tizuka Yamazaki
      • Guia Histórico, Prático e Sentimental da Cidade do Recife – Direção: Léo Falcão
      • Lisbela e o Prisioneiro – Direção: Guel Arraes
      • 21h – Espetáculo Poético Vozes femininas
      • 22h30: Tarin Spilmann e Up Daw Band Orquestra
      • 21h – Homenagem aos Maracatus Olindenses
      • 21h30 – Apresentação do “Literatrupe”, com Carlos Mesquita , Mãe da Lua, Tiago da Rabeka, Marinho Falcão e Sandra Rino
      • 22h – Corujão da Poesia do Rio de Janeiro
      • 23h – Show de Jorge Ben Jor e Banda Poket
      • 24h – Maestro Spok e quinteto do Frevo
      • 17h – Náu da Poesia, cortejo poético com bonecos gigantes de Gilberto Freyre e Alceu Valença,
        com as performances da Literatrupe, músicos e brincantes do Corujão da Poesia do Rio de
        Janeiro e poetas do Alt fest Fliporto e Del Mondo, com a presença de artistas e atores
        convidados da Fliporto 2011. Saída: Praça do Carmo, em Olinda, às 17h.
      • 16h30 – Apresentação da Literatrupe – Kabuki e seus atores e Corujão da Poesia do Rio de Janeiro interagem com o público presente. Local: Tribuna Livre.
    • Oficinas


      Local: FOCCA – Faculdade de Olinda
      Endereço: Rua do Bonfim, 37 – Carmo – Olinda – Pernambuco – Brasil
      Horário: 9 às 12h.

      Inscrições:

      As inscrições terão lugar na 6ª feira (dia 11/11/2011), a partir das 10 horas da manhã, na Secretaria Geral da Fliporto– no Pátio do Carmo (à Rua Manoel Ribeiro, defronte ao Pavilhão do Telão e do Espaço Literário).

      Vagas: Para cada uma das quatro oficinas haverá 20 vagas.

      Objetivos:

      Na expectativa de que os seus participantes venham a ser protagonistas de futuros eventos literários, a Fliporto Nova Geração lhes oferecerá oficinas de formação de criação literária e de ilustração. Serão duas oficinas em cada uma destas categorias: as primeiras serão ministradas pelos premiados escritores Gonçalo Tavares e Zeca Fonseca, e as últimas pelos ilustradoresErilze Britto e Sandro Marcelo Farias, dedicadas à criação de personagens para a literatura infantil e juvenil e quadrinhos, respectivamente. O objetivo destas oficinas é, além de fornecer elementos para a formação de novos profissionais, propiciar a troca de experiências e a convivência das novas gerações com profissionais do mais elevado nívelnas respectivas áreas.

      Dias: 12 e 14 de Novembro

      • Oficina 1: Desenho de Quadrinhos com Sandro Marcelo Farias
      • Oficina 2: Criação Literária com Gonçalo Tavares

      Dias: 13 e 15 de Novembro

      • Oficina 3: Ilustração para LIJ com Erilze Brito
      • Oficina 4: Criação Literária Zeca Fonseca


Nenhum comentário: