Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Obra póstuma de Saramago é lançada


Mais de cinquenta anos depois, o livro deixado de herança para seus parentes ganha o mundo e acalenta os corações saudosos de seus fãs



Obra póstuma de Saramago é lançada

Os fãs do escritor português José Saramago podem comemorar mais um lançamento do autor. Mesmo depois de sua morte, no ano passado, o autor lhes deixou um livro inédito. Trata-se de Clarabóia que, apesar de ter sido escrito no início dos anos 50, foi publicado pela Companhia das Letras este ano.

O título, cortejado por editoras ainda nos anos de 1980, foi guardado pelo português para que seus herdeiros decidissem o que fazer depois de sua morte. O fato do escritor não ter aceitado publicá-lo naquela época é incerto, mas pode-se supor que Saramago não o achava condizente à sua realidade literária do momento.

O fato é que, um ano depois de sua morte, os parentes do autor decidiram compartilhar com o mundo o último e saboroso banquete literário vindo de José Saramago. Clarabóia fala sobre o cotidiano das pessoas que vivem num conjunto de seis apartamentos, de um edifício localizado em uma das ruas menos nobres de Lisboa.

Além disso, apresenta narrativas entrecruzadas, que desenham personagens típicas do dia a dia e também pessoas que se destacam perante o todo, como o jovem Abel, que busca um rumo para a vida e uma bela mulher, que vive as custas do amante.

Apesar de ter um texto mais leve, o livro conta com toda a personalidade literária que fizeram de Saramago um dos maiores escritores do mundo e vencedor do Nobel de Literatura em 1998.

Por: Carolina Borba


FONTE: http://fliporto2011.com.br/noticias/obra-postuma-de-saramago-e-lancada.html

Nenhum comentário: