Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

sábado, 22 de setembro de 2012

Nélida Piñon é nova Embaixadora Ibero-Americana da Cultura

RIO - A escritora carioca Nélida Piñon, que acaba de lançar o "Livro das Horas" (editora Record), com suas memórias, será nomeada na sexta-feira Embaixadora Ibero-Americana da Cultura, durante homenagem na província de Cádiz, na Andaluzia, sul da Espanha. A cerimônia dedicada à escritora, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), acontece por ocasião da XXII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, nos dias 16 e 17 de novembro, e da celebração do Bicentenário da Constituição de Cádiz.
O convite partiu de Enrique Iglesias, à frente da Secretaria-Geral Ibero-Americana, órgão sediado em Madri que tem como filosofia aumentar a cooperação entre as nações ibéricas e as latino-americanas. Para o secretário-geral, que foi presidente por 17 anos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a homenagem é um reconhecimento do talento e da trajetória de Nélida, hoje com 75 anos.
- É uma distinção ao Brasil - define Nélida a homenagem, cuja notícia a surpreendeu há alguns dias. - É um título muito respeitado, escolhido de forma muito especial para quem tem biografia, acervos de histórias e vivência cultural grande em relação ao continente e à península.
A escritora, cujo pai é galego e a mãe é filha de imigrantes da Galícia, contava na quarta-feira por telefone, de Madri, que preparou para a cerimônia um discurso de 15 minutos chamado "Elogio à América".
- No discurso eu falo, sobretudo, de onde nós viemos, de como estamos enlaçados, quer culturalmente, quer pelas misturas étnicas - revela a escritora, completando que a mestiçagem do povo americano traz a marca de todas as civilizações.
O convite da organização da cúpula ibero-americana coincide com uma viagem já marcada para a Espanha, onde a autora promoverá uma série de palestras em Madri e Bilbao organizadas pelo centro cultural Residencia de Estudiantes e pela Fundação Cultural Hispano-Brasileira. Ela retornará ao Brasil somente em outubro.
Diretora de Cultura da Secretaria-Geral Ibero-Americana, Leonor Esguerra Portocarrero explica que o título de embaixadora é para toda a vida:
- A nomeação é para sempre e o que se espera é a promoção de valores latino-americanos, porque eles próprios são um trunfo para a nossa identidade.
Os valores estão definidos na Carta Cultural aprovada pelos chefes de estado ibero-americanos. O documento reconhece a cultura latino-americana como rica, diversa e plural, representando a expressão dos povos, e fala de solidariedade e cooperação, igualdade e reconhecimento dos direitos culturais.
A cerimônia de nomeação contará com a presença de Iglesias, assim como de representantes do governo espanhol. A XXII Cimeira Ibero-Americana deverá reunir, em Cádiz, chefes de 22 países de língua portuguesa ou espanhola.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/n%C3%A9lida-pi%C3%B1on-%C3%A9-nova-embaixadora-ibero-americana-cultura-020202741.html

Nenhum comentário: