Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

quinta-feira, 10 de março de 2011

BUENOS AIRES, CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO 2011

A ONU, na sua Conferência Geral para a Educação, a Ciência e a Cultura, de 1996, estabeleceu o dia 23 de Abril como o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais” [Em memória de dois nomes decisivos da Literatura universal – William Shakespeare e Miguel de Cervantes]. Esta celebração, propiciadora de uma atenção multiplicada à descoberta do prazer de ler, tornou inevitável a nomeação de uma “Capital Mundial do Livro” que, todos os anos, confere a uma cidade diferente a possibilidade de se destacar pela via da promoção da leitura e do livro.
Em 2009, a cidade de Buenos Aires apresentou a sua candidatura, baseada na ideia comummente aceite de que se trata de uma cidade de livros, de livrarias e de múltiplas actividades em seu redor.

Em Junho de 2009, o Comité de Selecção da Capital do Livro, que integra os representantes da Unesco, da Associação Internacional de Editores [IPA], a Federação Internacional de Livreiros [IBF] e a Federação Internacional de Associações de Bibliotecas [IFLA] nomeou a cidade de Buenos Aires como Capital Mundial do Livro de 2011.

Em reforço à sua já intensa actividade cultural, [ há mais de 300 livrarias por toda a cidade que tem uma rede de 28 Bibliotecas Públicas; há programas municipais de incentivo à leitura cujo paradigma é “Yo Leo en el Bar” com um conjunto identificado de cafés que aderem à iniciativa da troca de livros e de leituras; um esquema idêntico mas cujo destinário são as crianças funciona em esquema alargado pelos parques infantis da cidade, etc] durante este ano estão programados numerosos eventos de cariz literário, como seminários, debates, tertúlias literárias, leitura digital, semanas das livrarias, festivais de literatura fantástica, leituras públicas…

Nenhum comentário: