Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

sábado, 17 de março de 2012

OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 2012


Nossa Olimpíada vai começar!


Um dos maiores projetos educacionais do país a trabalhar com ensino de leitura e escrita em escolas públicas, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro chega à sua terceira edição em 2012. O lançamento nacional vai acontecer em São Paulo no dia 19 de março, onde também acontece a primeira reunião técnica com representantes do MEC, Fundação Itaú Social, Cenpec, Undime e Consed. Ainda ocorrerão lançamentos regionais e outras seis reuniões como essa nas cidades de Goiânia (30/03), Curitiba (03/04), Belo Horizonte (10/04), Fortaleza (13/04), Salvador (18/04) e Belém (24/04).

A Olimpíada está dividida em sete polos. O primeiro reúne os Estados da região Norte do país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins; outro polo engloba os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. A região Nordeste está dividida em dois polos: Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte formam o primeiro; Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, o segundo. O Sudeste também se divide em dois: um polo abriga só os estudantes e professores do Estado de São Paulo e o outro reúne Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por fim, o sétimo polo é formado pelos Estados do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Adesão, inscrições e seleção de textos serão feitas pela internet

Com metodologia de trabalho articulada aos conteúdos previstos nos programas oficiais, o projeto é mais que um concurso de textos, já que realiza ações de formação de professores para atividades com gêneros de escrita. Uma das principais novidades para este ano é que todo o processo de inscrição, envio e seleção de textos, em todas as etapas, será feito pela página da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro. Mesmo professores que participaram de edições anteriores e que já estejam cadastrados na CV deverão fazer sua inscrição. Ela começa no 19 de março e prossegue até 25 de maio. Mas para que o professor possa participar do concurso, mesmo que tenha se inscrito, é preciso antes que a secretaria estadual ou municipal de Educação – dependendo da rede à qual esteja vinculado - faça a adesão ao projeto. Isso também deverá ser feito no mesmo período de inscrição.

Qualquer professor de língua portuguesa que esteja lecionando em escola pública brasileira em 2012 – seja ela mantida pelo governo federal, estadual ou municipal - pode participar. Ao realizar a inscrição aqui na CV, o professor estará automaticamente cadastrado na Comunidade Virtual, tendo acesso às coleções didáticas da Olimpíada – livros de orientação, coletâneas de textos e CDs - desenvolvidas especialmente para o projeto. Ele também poderá participar de cursos de formação on line via internet, além de começar a receber a revista Na Ponta do Lápis, uma publicação periódica com artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente.

A Olimpíada trabalha com um gênero específico e apropriado para cada série: Poema com 5º e 6º anos (ou 4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental; Memórias com 7º e 8º anos (ou 6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental; Crônica com 9º- ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; Artigo de opinião com 2º e 3º anos do Ensino Médio. Em 2010, o projeto superou a marca de 7 milhões de alunos da educação básica e de 239 mil professores participantes em mais de 60 mil escolas públicas.

Veja o cronograma da Olimpíada 2012

19/3 - Lançamento nacional em São Paulo
19/3 a 24/4 - Lançamentos regionais: Belém, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador
19/3 a 25/5 - Inscrição do professor e adesão das secretarias de Educação
19/3 a 3/9 - Oficinas nas escolas
3/9 a 5/9 - Comissão Julgadora Escolar
Setembro - Comissão Julgadora Municipal
Setembro / Outubro - Comissão Julgadora Estadual
Novembro - Encontros regionais
Dezembro - Comissão Julgadora Nacional e Encontro Nacional

FONTE: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&view=article&id=25917:nossa-olimpiada-vai-comecar&catid=178:2012&Itemid=815

Nenhum comentário: