Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

LÍNGUA: VIDAS EM PORTUGUÊS (DOCUMENTÁRIO)


Documentário filmado em seis países: Portugal, Moçambique, Índia, Brasil, França e Japão.
É um mergulho nas muitas histórias da Língua Portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do planeta.
A lusofonia é sobretudo falada, surpreendida no cotidiano de personagens ilustres e anônimos dos quatro continentes. Em cada um deles, o português amalgamou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e às paisagens. Foi reinventado centenas de vezes e alimentado por levas sucessivas de colonizadores, imigrantes e descendentes. Em Portugal e Moçambique, no Brasil e em Goa, percebe-se a herança portuguesa, sempre surpreendente e permanentemente renovada. Acompanhando as trajetórias de seus personagens e ouvindo suas experiências e sensações, suas memórias e esperanças diante do futuro, o documentário reproduz o movimento de uma língua que ganhou o mundo e refaz seus caminhos na expectativa de se reencontrar.

Língua - Vidas em Português 89 min/2003
Língua - Vidas em Português
direção: Victor Lopes
produção: Renato Pereira, Suely Weller, Paulo Trancoso e Rodrigo Letier, Por Tv Zero
roteiro original: Ulysses Nadruz e Victor Lopes
direção de fotografia: Paulo Violeta
montagem: Pedro Bronz e Piu Gomes
som direto: Paulo Ricardo Nunes
edição sonora : Denilson Campos e Branco Neskou
mixagem: Denilson Campos e Branco Neskou
trilha sonora: Madredeus e Martinho da Vila

Sinopse

Todo dia duzentas milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia, a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos, e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe. Toda noite, duzentas milhões de pessoas sonham em português. Algumas delas estão neste filme.

Nenhum comentário: