Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Caruaru usa cordel na educação infantil



Um projeto inovador tem usado a literatura de cordel como instrumento de educação nas escolas municipais de Caruaru, no Agreste. No Cordel nas Escolas, estudantes aprendem noções de métrica e rima e escrevem suas próprias poesias, ajudando também a manter viva essa tradição. A iniciativa é da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC), que funciona na Capital do Forró. O cordel também tem ampliado o espaço na região e virou indicação de leitura para o vestibular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica).

No projeto Cordel nas Escolas, adotado pela prefeitura, seis integrantes da Academia de Cordel atuam como arte-educadores nas atividades desenvolvidas no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), que tem a participação de cerca de 200 estudantes. "Trabalhamos a rima, a métrica e a oração dentro da poesia. Para que os alunos possam aprender a escrever e declamar poesias, usamos técnicas de teatro e a música", explica o arte-educador Nerisvaldo Alves, fundador da ACLC.

"Gosto muito das aulas, é legal. Já escrevi muitos versos sobre professores e outros assuntos. Acho que também ajuda a gente a aprender", diz Geisiane Mirele dos Santos, 10, aluna do quinto ano. John Henrique da Silva Santos, 12, da sétima série, também já escreve versos com facilidade. "Você expressa seus sentimentos e pensamentos", destaca. As aulas acontecem quatro vezes por semana.

O projeto começou em 2004 e já se transformou em livro e DVD, com apresentações teatrais de alunos de várias escolas da rede pública do município. O livro Projeto Cordel nas Escolas - Trabalhando a História de Caruaru, foi lançado em 2007. O DVD, de 2008, também tem como base a história da cidade.

De acordo com o professor Nerisvaldo Alves, no momento está sendo feita uma coletânea de poemas dos alunos que integram o projeto para a publicação de um livro, prevista para o fim deste ano. A iniciativa também é desenvolvida no Centro Social São José do Monte, instituição que atende a crianças carentes dos bairros São Francisco e Centenário.

"O cordel está em evidência, está em novelas e sendo debatido em associações e instituições de vários Estados. Também foi tema da Feira Nacional de Artesanato (Fenearte) este ano", ressalta o arte educador.

Pedro Romero

Nenhum comentário: