Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Observatório da Imprensa Ter, 23/08 - 22h



Especial 70 anos de “Brasil, país do futuro”

Livro publicado pelo escritor austríaco Stefan Zweig

Publicado em 16/08/2011 - 16h53 • Atualizado em 18/08/2011 - 18h56

Livro "Brasil, o país do futuro"

Livro "Brasil, o país do futuro"

O Observatório da Imprensa de terça-feira (23), às 22h, traz uma edição especial para lembrar os 70 anos do livro Brasil, país do futuro, publicado pelo escritor austríaco Stefan Zweig. Lançado em 1941, a obra teve oito edições e constitui não só um retrato do país, como também uma interpretação do espírito brasileiro.

Aclamado escritor de ascendência judaica, Zweig encontrou no Brasil um abrigo que o manteria a salvo das perseguições aos judeus na Europa e das atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Refugiado nos trópicos, deparou com um país de dimensões continentais onde o ódio racial dava lugar à convivência pacífica, a exuberante natureza seduzia os recém-chegados e o futuro econômico parecia promissor.

No país com potencialidade para ser o berço de uma nova civilização, escreveu uma declaração de amor que foi recebida no exterior como uma revelação. Mas que acabou incompreendida no Brasil. Acusado pela imprensa de receber dinheiro do governo brasileiro para escrever o livro, Zweig, na verdade, recebeu como retribuição um carimbo que o salvaria dos horrores da guerra na Europa: o visto de residência de permanente no Brasil.

Deprimido com a repercussão negativa do livro e angustiado com a perspectiva de que a guerra chegaria ao Brasil, Stefan Zweig e sua mulher Lotte cometem o suicídio em pleno carnaval carioca, fevereiro de 1942, um ano depois do lançamento do livro.

Entrevistados:

Affonso Romano de Sant’anna – Poeta, crítico literário

Afrânio Garcia – Antropólogo

Alcino Leite Neto – Editor da Publifolha

Alzira Abreu – Pesquisadora / CPDOC – FGV

Barbara Freitag – Socióloga, prof. Emérita / UNB

Clara Sverner – Pianista, pesquisadora

Cristovam Buarque – Senador, ex-ministro da Educação

Fábio Koifman – Professor de História / UFRRJ

Fernando Henrique Cardoso – Ex-presidente da República, sociólogo

Fuad Atala – Jornalista, pesquisador

João Paulo dos Reis Velloso – Ex-ministro do Planejamento, economista

Marco Aurélio Garcia – Assessor especial da Presidência da República, professor

Orlando de Barros – Prof. História Contemporânea do Brasil / UERJ

Renato Lessa – Cientista Político, professor de Teoria Política / UFF

Sérgio Abranches – Sociólogo, economista

O Observatório da Imprensa especial “Setenta anos de Brasil, país do futuro” vai ao ar na terça (23), às 22h, na TV Brasil.

Apresentação: Alberto Dines

Horário: 22h

Nenhum comentário: