Quem sou eu

Minha foto
Santa Cruz do Capibaribe/ Caruaru, NE/PE, Brazil
Posso ser séria, brincalhona, distraída, chata, abusada, legal,ótima, travosa (como diz um grande amigo) isso depende de você, de mim, do dia ou da situação. Quer mesmo saber quem sou eu? Precisa de mais proximidade. Gosto de ler e escrever, embora nem sempre tenha tempo suficiente para tais práticas. Gosto de tanta coisa e de tantas pessoas que não caberiam aqui se a elas fosse me referir uma por uma. Acho a vida um belo espetáculo sem ensaios onde passeamos dia a dia a procura da felicidade. Para falar mais de mim profissionalmente: Sou professora. Graduada em Letras-FAFICA. Atualmente estudo sobre Leitura Literária no Ensino Fundamental. Atuo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SEGUIDORES

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Comunidade Virtual vai abrir inscrições para novo curso à distância



Em setembro, uma nova atividade de formação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro estará disponibilizada aqui na Comunidade Virtual. Trata-se do curso online Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas, destinado a professores de Língua Portuguesa de escolas públicas de todo o país.

É o primeiro curso do ano promovido pela Olimpíada. Para participar basta ser cadastrado na Comunidade Virtual e fazer a inscrição em nossa página. Quem ainda não se cadastrou, pode fazê-lo na hora. Entre em "login", na barra lateral à esquerda da página da Comunidade, e siga as orientações. Para cadastrar-se é preciso do número do CPF.

O número de vagas no curso é limitado. Serão cinco turmas com 40 vagas cada uma, com duração de oito semanas. A previsão é que algumas turmas do curso iniciem no dia 5 de setembro e outras no início de outubro. Até a próxima semana, a Comunidade Virtual deverá anunciar a data exata de início das inscrições e das atividades do curso.

Objetivos

A idéia do curso é possibilitar que educadores da rede pública vivenciem, como alunos, uma sequência didática em torno de um gênero diferente dos já trabalhados pela Olimpíada. “Não queremos que o professor vire um especialista em só escrever crônicas ou poemas, mas que ele aprenda quais são os princípios de uma sequência didática para o ensino de qualquer gênero”, explica Sonia Madi, coordenadora pedagógica da Olimpíada. “Em cursos anteriores, o professor estava no lugar de discutir a didática do ensino da língua, mas ele não vivia esse papel de aluno. Aqui ele se coloca e vai aprender a escrever da mesma forma que um aluno vai aprender a escrever um gênero”, afirma.

Realizado totalmente a distância, o curso permite ao participante vivenciar uma sequência didática para escrever uma resenha de um produto cultural, compreendendo quais são os princípios do trabalho com gêneros e com sequências didáticas na escola. O curso também pretende ajudar a elaborar atividades e exercícios que ensinem crianças e jovens a produzir textos na escola.

Metodologia

O curso está dividido em sete módulos, com uma semana de duração cada. Todas as atividades podem ser realizadas no horário mais adequado ao participante. Elas são de diferentes tipos: autoinstrucionais, com exercícios realizados individualmente, sem interação ou mediação; interativas, com debates em fóruns; e mediadas, realizando tarefas comentadas e avaliadas por um mediador.

Para saber mais, acompanhe as notícias publicadas aqui na CV.

Nenhum comentário: